29/04/2018

Comemorações marcam os 100 anos de fundação da União Caixeiral


As comemorações por conta dos 100 anos de fundação da União Caixeiral chegaram ao seu ápice na manhã deste sábado (28). Na ocasião aconteceu o tradicional hasteamento das bandeiras, como costumou ocorrer ao longo de muitos anos, sempre na data de aniversário da instituição e nas comemorações pelo 7 de Setembro, data da Independência do Brasil.


Foi em 28 de abril de 1918 que um grupo de 122 membros da sociedade parnaibana, caixeiros e comerciantes, resolveu iniciar o trabalho da União Caixeiral. No início, as reuniões aconteciam nas próprias casas dos fundadores, até a construção do imponente prédio na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que reúne obras de relevante valor histórico e cultural.


Atualmente, a Caixeiral abriga o Centro Cultural João Paulo dos Reis Veloso, gerido pela Federação do Comércio do Piauí. O prédio foi completamente restaurando em consequência do esforço do presidente da Fecomercio, Valdeci Cavalcante, que na solenidade esteve representado por seu filho, o advogado Denis Cavalcante, vice-presidente do SESC-PI.

O momento simbólico contou ainda com um desfile militar dos recrutas do Tiro de Guerra 10-02, além da apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral. Estiveram presentes representantes de instituições civis e militares, do Poder Público, ex-alunos e ex-funcionários do colégio, e a população em geral. Por fim, foi servido um café da manhã.


A programação de aniversário teve início ainda na segunda-feira, dia 23, percorrendo toda a semana. Neste sábado, dentre outras atividades, acontece a abertura da exposição “Caixa de Memórias – 100 anos da União Caixeiral”, que ficará em cartaz até o dia 20 de maio. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES