27/02/2018

UESPI renova parceria com MPPI para desenvolver projeto Laboratório Maria da Penha

A aluna do Curso de Direito da UESPI, Áurea Sales, hoje é monitora do laboratório

A Universidade Estadual do Piauí(UESPI) foi uma das seis instituições selecionadas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) para participar no Projeto Laboratório Maria da Penha (LMP), pelo segundo ano consecutivo. O projeto é uma promoção do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), do Ministério Público do Estado e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).


O LMP visa articular ações na perspectiva do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. O objetivo é capacitar os acadêmicos de diversas áreas do conhecimento e atuação profissional, para potencializarem as novas estratégias de promoção e concretização no enfrentamento à violência de gênero.

Em 2018, a seleção dos acadêmicos para participar no LMP será de 05 a 16 de março.

Relatos de experiências
O projeto nasceu em 2013 e a partir de 2017 foi executado na UESPI e em outras IES. Para a aluna do curso de Direito e hoje monitora do projeto LMP, Áurea Sales, o laboratório possibilita aliar o estudo da Lei Maria da Penha até sua aplicabilidade.

“Os alunos podem ter o contato na prática de como essa lei é aplicada no dia a dia e visualizar as diversas formas que uma mulher pode sofrer (física, psicológica e emocional). Ressalto ainda que o laboratório permite a integração de diversos cursos onde veremos a importância de cada profissional seja de Direito, Enfermagem, Psicologia ou um Pedagogo”, lembra Áurea.

No total, seis instituições de ensino foram selecionadas, três para o primeiro semestre de 2018 entre elas a UESPI, e três para o segundo. Para seguir a execução do projeto, técnicos responsáveis pelo LMP e os coordenadores das IES se reunirão dia 05 de março, às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, em Teresina.

Acompanhe o cronograma no Edital 2018.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES