19/01/2018

PIAUÍ: recém-formada, psicóloga salva rapaz em ponte e se emociona


Wilson Filho/Cidadeverde.com

A imagem de uma mulher dando os braços em gesto de acolhimento e em seguida um abraço expressam bem o sentimento de gratidão por ter salvo uma vida. Ela é a psicóloga Thais Linhares que teve hoje um dia diferente ao impedir que um jovem se jogasse de uma ponte em Teresina. Emocionada, a recém-formada em Psicologia conta que passava pelo local e, ao perceber o que estava acontecendo, parou para ajudar. 




"Estava passando, vi a situação e procurei colocar em prática as técnicas que aprendi na faculdade. Graças a Deus, tive um bom êxito, pois não é fácil quando uma pessoa está em uma crise de suicida. É muito complicado até a gente conseguir manter a confiança. Graças a Deus, ele conseguiu essa confiança em mim, conseguiu passar a perna e deu tudo certo", disse emocionada a psicóloga. 

Wilson Filho/Cidadeverde.com

O diálogo até conseguir salvar a vida do rapaz durou cerca de 20 minutos. Anteriormente, policiais militares já tinham tentado convencer o jovem a não se jogar da ponte, mas as negociações não avançaram. 

Wilson Filho/Cidadeverde.com

O caso, que poderia ter tido um desfecho trágico, ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), na Ponte Anselmo Dias, na zona Sudeste de Teresina. 

O momento em que o rapaz resolve atravessar a mureta e caminha em direção à psicológa foi aplaudido por quem acompanhava o resgate. Thais Linhares conta que viu "a necessidade de ajudar" e pretende continuar acompanhando a situação do jovem. 

"Foi um desafio porque pela primeira vez eu participei de algo tão chocante. Graças a Deus, tive êxito. Vou tentar acolher da melhor forma possível e encaminhá-lo aos órgãos competentes porque a ética da minha profissão vai para toda a vida", ensina a psicóloga. 

Wilson Filho/Cidadeverde.com

Ajude a salvar vidas
Em Teresina, existem algumas instituições que atuam no apoio emocional e prevenção do suicídio. Uma delas é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que atende voluntário e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento pelo número 188. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES