17/01/2018

Os reais motivos do caos para tirar Carteira de Identidade em Parnaíba

A fila a noite já era grande.

Após o polêmico vídeo das pessoas dormindo na fila em frente a agência de atendimento da SEFAZ-PI (Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí), em Parnaíba, para tirar a Carteira de Identidade, gravado pelo Romualdo Seno, que viralizou na internet, procuramos saber os reais motivos daquela fila para repassar a população parnaibana.


Inicialmente ficamos meio sem entender o porquê de tirar a Carteira de Identidade na SEFAZ-PI, uma vez que este serviço está afeto a Secretaria de Segurança do Estado do Piauí (SSP-PI). É que no andar superior da agência da SEFAZ-PI está funcionando o Espaço Cidadania (o antigo foi abandonado por defeito na rede elétrica) de forma provisória, mesmo sem ter as condições adequadas para este atendimento. Pessoas idosas, deficientes físicos, grávidas, operadas tem muitas dificuldades para chegar até o andar de cima.

Durante o dia a fila não parava de crescer

Para este serviço o Espaço Cidadão conta com apenas dois funcionários que atendem diariamente apenas 30 pessoas para tirar a primeira Carteira de Identidade e nesta época do ano, por conta das matrículas, a demanda é maior.

Quanto ao material para a identidade tem suficiente o que falta são pessoas para atender a crescente demanda.

Veja o vídeo gravado por Romualdo Seno que viralizou nas redes sociais.



Outro motivo do estrangulamento do serviço é porque quem vai tirar identidade pela primeira vez é no Espaço Cidadania que conta com apenas dois funcionários e quem vai tirar a segunda via da identidade é no Complexo de Delegacias no Bairro São Francisco que conta com quatro funcionários. No momento a maior demanda é por novas identidades e se todos trabalhassem em um só local, como era antes, a equipe daria conta da demanda.

Para completar o quadro de caos e desorganização do serviço o computador do Complexo de Delegacias usado para cadastrar os dados para a segunda via da identidade está queimado há quase um ano, tendo que juntar as solicitações e posteriormente cadastrar no computador do Espaço Cidadania. Com isto a segunda via nunca é entregue no mesmo dia.

Em outros estados a identidade já é feita de forma digital e em nosso estado ainda é o sistema analógico em que o cidadão tem que levar as fotos. Organização e sistematização dos serviços e investimento em equipamentos são os reais motivos deste serviço não fluir. É por isto que o Piauí é sempre criticado como um estado atrasado.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES