21/12/2017

Sefaz divulga calendário para pagamento do IPVA 2018


O calendário de pagamento do para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2018 mantém as vantagens executadas neste ano. O calendário divulgado pela Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) entra em vigor a partir de 1° de janeiro do ano que vem prevê o parcelamento em até 3 vezes e o desconto de 15% para pagamento em cota única.

O calendário de pagamento leva em conta o final das placas dos carros para determinar o mês em que será pago o tributo. Os boletos estarão disponíveis a partir do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e placa do veículo.

A base de calculo segue a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE). Por enquanto, não há no site do governo os valores determinados por tipo de veículo para 2018. No entanto, é possível ver a tabela com os tributos cobrados em 2017.

No calculo do imposto carros novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores; 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões e 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.

Calendário para pagamento do IPVA 2018 (Foto: Reprodução / Diário Oficial)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES