09/11/2017

Detento é assassinado por outro preso dentro de penitenciária do Piauí

Unidade passou por motim na manhã desta quinta (9). Causas ainda são desconhecidas. 

Agentes controlaram motim na CDP de Altos (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 

Um detento da Casa de Detenção Provisória de Altos, no Norte do Piauí, foi encontrado morto no fim da noite desta quarta-feira (14), na cela 10 do pavilhão B do presídio. Outro preso confessou o crime, mas as circunstâncias da morte ainda não foram apresentadas pela gerência da unidade. A unidade passou por motim com início às 7h e encerrou depois das 8h, sem motivo informado. 

A Casa de Detenção Provisória de Altos tem 156 vagas e 280 detentos. De acordo com a nota, assinada pela gerência da unidade, o detento foi encontrado sem vida à meia-noite dessa quarta-feira (8), na cela de triagem do presídio. A Gerência da unidade informou ainda que a Delegacia de Polícia do município de Altos, acionada para providenciar perícia e o inquérito. 

Oito presos que estavam na cela serão ouvidos e um procedimento administrativo na Secretaria de Justiça será aberto, segundo a gerência da unidade. O detento era de Demerval Lobão e respondia por assalto e homicídio. Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus) a Diretoria de Humanização e Reintegração Social presta assistência à família do preso. 

Unidade registrou motim nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (9) segundo a Secretaria de Justiça, houve um motim de causas ainda desconhecidas na Casa de Detenção de Altos. Segundo o sindicato dos agentes penitenciários, foram usadas munições não letais para conter a ação, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha. A categoria informou que os presos quebraram paredes internas das celas, que dividem o banheiro do resto do recinto, e atiraram pedaços de tijolo e concreto contra os agentes. 

Agentes informaram que hoje o presídio está superlotado, o que motivou o motim. A unidade foi inagurada há pouco mais de 2 anos e está superlotada, segundo o Sinpoljuspi, após transferências de presos de outras unidades. A Secretaria de Justiça informou em nota que o motim aconteceu na área de triagem do presídio, com a participação de cerca de 20 presos.

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES