14/10/2017

Semana de Combate ao AVC no Piauí tem início nesta segunda (16)

Resultado de imagem para Semana de Combate ao AVC no Piauí tem início nesta segunda (16)

Perda da fala e de movimentos do corpo são algumas das sequelas enfrentadas por pessoas que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A doença ocorre devido a uma alteração na circulação de sangue no cérebro, mas pode ser evitada.

O alerta é da Semana Nacional de Combate ao AVC, que terá início no Piauí nesta segunda-feira (16), com lançamento às 9h, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

“Vamos realizar uma série de atividades com foco na prevenção. Entre elas, palestras, estandes educativos e um passeio ciclístico”, conta a enfermeira Fabiana Gomes, do Projeto Pense AVC, coordenado pela Associação Reabilitar, organização social que administra o Ceir.

Segundo dados da Rede Brasil AVC, 90% dos casos estão relacionados a fatores de risco, como hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, má alimentação, obesidade, estresse, tabagismo, alcoolismo, doenças cardíacas e diabetes.

Vidas com AVC
No Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o AVC é a principal causa de tratamento. Atualmente, 71 pacientes estão em terapias, entre crianças, adultos e idosos, e 890 pessoas já deram entrada na instituição em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral. A história de alguns desses pacientes será retratada na exposição de fotos Vidas com AVC, do dia 16 a 21 de outubro, na entrada do Ceir.

I Bike pela Vida
A programação da Semana de Combate ao AVC no Piauí também conta com um passeio ciclístico, que será realizado no dia 19 de outubro, com saída às 18h, do Ceir, e percurso de uma hora até o Parque Potycabana, onde será encerrado com uma aula de zumba, de 19h às 20h. Todos os interessados podem participar. As primeiras 50 pessoas a chegarem na concentração, que deve iniciar às 17h, no Ceir, ganharão um kit com camisa e squezze temáticos.

AVC em foco
A campanha encerrará com o III Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco, nos dias 20 e 21, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O evento será aberto com uma Conferência Magna ministrada por um especialista pela Universidade de Harvard. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES