10/08/2017

Mesa Brasil orienta manipuladores de alimentos



Com o tema “Culinária criativa: comendo com os olhos”, o Mesa Brasil Sesc Parnaíba realizou o Encontro de Nutrição com os gestores e manipuladores de alimentos das instituições assistidas pelo programa. O evento aconteceu nesta quarta-feira (9), no Mesa Brasil. 

A nutricionista do Mesa Brasil, Germanna Albuquerque, e a estagiária de Nutrição, Ingrid Barros ministraram uma palestra apresentando as maneiras de incentivar a alimentação saudável de crianças e idosos. 

O objetivo é reduzir o consumo de alimentos industrializados e prever doenças decorrentes da má alimentação. 

“Precisamos criar pratos coloridos, fazer desenhos com os alimentos, deixar a comida atrativa e criar nomes lúdicos para as preparações”, reforça Germana, ao completar que o trabalho lúdico com as crianças ajuda a diminuir a inapetência. Com os idosos, as refeições devem ser pouco abundantes e repartidas para não sobrecarregar o estômago. 

“Nesta fase da vida há também a falta de apetite, dificuldades na deglutição, diminuição dos sentidos e com isso deve-se evitar oferecer alimentos ricos em açúcares e gorduras”, salienta. 

Os manipuladores de alimentados devem preferir gêneros de fácil digestão e ser criativo nas refeições, adicionando frutas secas nos mingaus (ameixa, damasco, uva passas), usar ervas para temperar (alecrim, manjericão, cheiro verde, hortelã) e temperos naturais como açafrão e colorau. 

Foram apresentadas sugestões de cardápios a serem elaborados nas instituições com dicas de como montar os pratos, combinando texturas e sabores, deixando a refeição colorida.

Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES