09/08/2017

Agente penitenciário morre e outro fica ferido em acidente com viatura na BR-135

 
Foto: Ricardo Pinheiro 

Um agente penitenciário morreu e outro ficou ferido em um acidente na manhã desta quarta-feira, na BR-135, Sul do Estado, (09). De acordo com José Roberto, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a viatura capotou e provocou a tragédia. A vítima fatal foi identificada como José Arimatéia Barbosa Leite. O sobrevivente- Emílio Cunha- foi encaminhado a um hospital da região. A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) decretou luto de três dias. 

 Foto: Ricardo Pinheiro 

José Roberto explicou que os agentes penitenciários estavam indo para Brasília-DF buscar equipamentos. A equipe havia saído de Teresina por volta das 3h50. O acidente ocorreu entre as cidades de Alvorada do Gurgueia e Cristino Castro. 

A Sejus acredita que o capotamento ocorrreu após a viatura ser 'fechada' por um veículo de carga que vinha no sentido contrário. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e perícia foram acionados para confirmar as reais causas do acidente. 

Os dois agentes penitenciários eram lotados em Teresina e pertenciam ao Comando de Operações Prisionais (COP) , ambos com mais de 30 anos de serviço público. 

José Roberto ressalta que a categoria está de luto. "Para nós é uma tragédia. Não temos sentimentos pra expressar. O Arimatéia era muito querido, um companheiro e bom profissional", lamenta o presidente do Sindicato que chama a atenção para o baixo efetivo de agentes penintenciários e falta de manutenção das viaturas. 

 Foto: Ricardo Pinheiro 

"Temos um baixo e os profissionais sofrem com sobrecarga de trabalho. A pressão é muito grande e os riscos são enormes em todos os sentidos", critica José Roberto. No Piauí há 600 agentes penitenciários, sendo 23 lotados no COP. 

A Secretaria Estadual de Justiça também se posicionou sobre o ocorrido e lamentou a morte do agente penitenciário. Em nota de pesar, o secretário Daniel Oliveira informou que cancelou a agenda oficial da pasta e decretou três dias de luto. Também foi determinado que os setores administrativos da Sejus deem suporte no local do acidente e à família de José Arimateia. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES