21/06/2017

Curso de Agronomia de Parnaíba funcionará em nova sede a partir do segundo semestre deste ano

O curso de Agronomia funcionará no antigo prédio da Academia de Polícia Militar | Foto: Divulgação

O curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba, passará a funcionar em um novo local. A partir do próximo semestre deste ano as aulas passarão a serem ministradas no antigo espaço da Academia de Polícia Militar do município. O prédio fica localizado dentro do Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI), a maior área de cultivo orgânico do país.

A área, com um total de 3,4 hectares, possui diversos prédios que serão de grande valia para as atividades do curso. “O fato mais importante é a localização em uma área gigantesca de fruticultura que tem um grande impacto na economia do estado. E isso vai trazer a comunidade acadêmica para mais próximo dos produtores, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa e extensão na UESPI, e também traz a oportunidade de se expandir nessas áreas e contribuir no ensino”, relata Eyder Rios, diretor do campus da UESPI em Parnaíba.

O reitor Nouga Cardoso Batista manifestou o sentimento de satisfação da administração superior em ver o curso mudando para um local que vai possibilitar o crescimento dos alunos: “Nós atendemos uma solicitação dos docentes e discentes do campus de Parnaíba por melhor estruturação do Centro de Ciências Agrárias. Começamos há algum tempo o entendimento com Governo e Polícia Militar, essa discussão foi a bom termo e a UESPI conseguiu com êxito a apropriação daquele espaço, uma região muito rica pro desenvolvimento de pesquisa na produção de alimentos, bem próprio do que se deseja fazer num curso de Agronomia”.

A ocupação do prédio se dará em duas etapas. A primeira consiste em uma reforma inicial, de modo a garantir as condições necessárias para as aulas do curso de Agronomia . A direção do campus já tem o projeto pronto para a reforma, que está orçada em aproximadamente 260 mil reais, e para isso conta com o apoio da administração superior da UESPI. A segunda etapa é mais ambiciosa, e é prevista para acontecer somente quando o curso já estiver em pleno funcionamento neste novo espaço.

“A segunda etapa é um projeto mais amplo e a longo prazo. Ela consiste na construção de laboratórios, auditório, mais salas de aula, estrutura de alimentação, e tudo que melhore o funcionamento do prédio”, continua Eyder. Esta segunda etapa ainda está com o projeto em construção, e deve passar pelo colegiado do curso e pelos conselhos superiores. A ideia é de buscar financiamento através de apoio externo, principalmente de emendas parlamentares.

Assessoria de Comunicação - UESPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES