27/05/2017

Retomadas tratativas para a implantação do Museu Simplício Dias da Silva em Parnaíba


Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da empresa de engenharia “Equipeb”, reuniram-se durante toda a manhã desta sexta-feira (26) no gabinete da Prefeitura de Parnaíba com o superintendente de Cultura, Teófilo Lima, com o vice-prefeito, Marcos Samaronne, chefe de gabinete Israel Correia, além da engenheira do município, Paula Campanelli. Na pauta, foi discutido o projeto de implantação do museu do Casarão Simplício Dias da Silva, situado no Centro da cidade, próximo à ponte que liga Parnaíba à Praia da Pedra do Sal. 

Após os engenheiros Leandro e Fernando Pacheco explanarem o projeto para os participantes, teve início uma roda de conversa sobre os passos que deverão ser seguidos, alinhados à realidade de Parnaíba. 


Todos os projetos desenvolvidos pela empresa mineira são ligados à cultura, sendo que eles têm empreendimentos em Minas Gerais (Museu da UFMG), no Rio de Janeiro (Sítio Arqueológico da Fiocruz), em Alagoas e no Amazonas, entre outros Estados. 


O projeto de implantação do Museu Simplício Dias da Silva existe desde as primeiras tratativas para a restauração do Casarão, idealizado pelo Iphan, o que ocorreu entre 2010 e 2012, com o apoio e contribuição do município. Conforme ressaltou Teófilo Lima, uma cidade histórica como Parnaíba e ao mesmo tempo, com grande vocação para o turismo, necessita de um museu voltado para a preservação da história e da vida do município. 


“Tanto para nossa história, quanto para o nosso sentimento de pertencimento, se faz extremamente necessário à implantação do Museu Simplício Dias da Silva. Será uma virada de página porque a partir daí a gente fará a população entender a importância da nossa cidade que já detém o título de Cidade História, reconhecida pelo Iphan”, ponderou Teófilo.

ASCOM - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES