Após divulgar um vídeo nas redes sociais em que acusa o ex-companheiro de consecutivas agressões físicas ao longo de anos, a Miss Piauí 2011 Renata Lustosa, 27 anos, quebrou o silêncio e falou pela primeira vez a uma equipe de TV sobre o processo que move contra o empresário Leonardo Henriques, pai do seu filho. Renata relata que vive este drama há 11 anos, desde quando ainda era namorada de Leonardo e que as agressões se repetem desde então.
"Não é a primeira vez, ele me agredia desde o namoro só que eram agressões mais 'leves', vamos dizer assim - aquela agressão que não te deixa tão machucada, com menos frequência mas não deixa de ser agressão - um homem puxar o cabelo de uma mulher, gritar usando uma palavra ofensiva eu já considero agressão. Eu tinha uma ilusão de que ele iria mudar, ele passava um bom tempo sem me agredir mas não muda. Todo mundo dizia, quem bate uma vez, bate duas, bate três então não espere mudança e eu sempre esperei. Depois que a gente passou a morar junto as agressões pioraram", descreveu a modelo.
Para Renata, o vídeo publicado em sua rede social na quinta-feira 24 de novembro, serviu como uma prova das agressões que sofria. Para ela, o que levou a denunciar as agressões depois de tanto tempo era o medo e as ameaças que recebia, mas o estopim teria sido o receio de que o filho do casal também se tornasse vítima.
"Naquele dia eu sofri mais uma agressão do meu ex-companheiro e eu me senti muito mal por ter visto o meu filho chorar e tremer. Eu continuava com ele porquê queria que meu filho crescesse com o pai, mas via que meu filho ficava muito exaltado e antes de sair de casa ele já quase atingiu ele na cabeça. Eu tinha que tirar meu filho dessa situação antes que ele fosse machucado", concluiu.
Renata revela na entrevista que chegou a ser agredida até na gravidez e o principal motivo da violência sofrida por ela seriam um documento que impedia a divisão de bens entre o casal em caso de separação, o qual ela se recusava a assinar. "Ele queria me obrigar a assinar um documento onde dizia que eu não tinha direito a nada caso a gente se separasse. E ele queria que eu abrisse mão. Ele me agredia por conta disso e não aceitava de forma alguma", pontuou.
O advogado da Miss, Cleanto Jales, informou afirmou em entrevista que uma medida protetiva foi deferida impedindo que Leonardo se aproxime de Renata a uma distância mínima de 300 metros. Além disso ele não pode estabelecer nenhum tipo de contato com a modelo por nenhum meio de comunicação.
"O crime que foi cometido pelo agressor será apurado pela delegacia local e a medida que a protege já foi deferida. Vamos agora discutir judicialmente a divisão de bens, a união estável e a guarda da criança. Eu orientei que ela voltasse para o Piauí e ela elegeu o Estado como seu domicílio. Muitos especulam que ela sequestrou a criança da cidade, mas isso não ocorreu", acrescentou Cleanto.
Empresário desmente versão
Procurado pela produção do Jornal do Piauí, o empresário Leonardo Henriques admitiu que na véspera da divulgação do vídeo teve uma discussão com Renata por volta das 21h, quando ele estava em uma lanchonete com outra mulher. Segundo ele, Renata passou no carro do pai no banco do passageiro. Ela teria o avistado e desceu do carro ainda em movimento sofrendo uma queda. Leonardo diz que a moça se dirigiu ao casal gritando e os agrediu verbalmente. Para ele, Renata não aceita o fim do relacionamento de um ano e meio.
A moça que acompanhava Leonardo, se retirou do local e Renata teria começado a segui-lo até o carro. Ao destravar o veículo que conduzia, Leonardo percebeu que Renata saltou e entrou no carro - ele tentou tira-la mas teria sofrido agressões e chutes e então Leonardo diz que puxou Renata até que ela saiu e acabou caindo no chão. De acordo com o empresário a modelo caiu junto aos pais dela que teriam presenciado tudo. O pai da modelo teria tentado impedi-la de seguir o empresário a segurando pelo braço.
Em entrevista à imprensa baiana, Leonardo descreve a confusão. "Bateu nas minhas costas, me agredindo, deixando constrangida a moça [que estava com ele]. Aí, eu fui em direção ao carro e ela foi me acompanhando. Nisso que eu abri o carro, Renata aproveitou esse momento e entrou dentro do meu carro, no banco do motorista. Aí, eu fui chamar ela e ela veio com pontapés para o meu lado, me agredindo com pontapés, sentada na cadeira. O pai veio, abraçou Renata tentando contê-la. Foi o momento que consegui me desvencilhar e sair para ir embora", afirma.
Leonardo informa que teria ido direto para a delegacia da área onde foi informado que deveria procurar a delegacia da mulher. No dia seguinte, Leonardo diz ter registrado um boletim de ocorrência ainda pela manhã quando a tarde tomou conhecimento do vídeo nas redes sociais. O empresário afirma que o vídeo está sendo periciado a pedido dele em São Paulo, para verificar a veracidade e segundo Renato tudo não passa de farsa de Renata. O empresário acrescenta que as agressões no rosto não correspondem a briga que eles tiveram e Leonardo também nega tê-la agredido em qualquer momento da relação e mesmo após o término.
Leonardo prometeu ainda processar Renata Lustosa por comunicação falsa de crime e difamação dentre as testemunhas. Ele pretende usar em sua defesa o pai e o irmão da Miss Piauí.
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com