06/05/2016

Protesto impede professora do PI de participar do 'revezamento' da tocha

A professora Aurilene de Brito, diretora da Unidades Escolar Professor Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, conversou na tarde desta quinta-feira (05/05) com a TV Cidade Verde, explicando porque não conseguiu participar do revezamento da Tocha Olímpica, em Brasília. Ela seria a quinta a carregar o símbolo olímpico na chegada ao Brasil, mas acabou sendo impedida por uma manifestação.

"Na hora que a chama ia chegar em mim, manifestantes invadiram o comboio da tocha, e a organização achou melhor não parar em mim, sob o risco de acontecer um acidente", disse a professora.

Ela confessa que na hora ficou sem saber o que estava acontecendo, mas depois recebeu uma explicação da organização do evento. Segundo Aurilene, ainda tentaram inclui-la no revezamento, em Brasília, em outros trechos durante a tarde ou noite, mas ela não aceitou.

"Não aceitei porque o importante não era correr com a chama, mas sim a questão do reconhecimento. Para nós da escola foi uma honra. Mas como não sou da área do esporte, não fazia diferença correr ou não", relata.

A professora falou ainda da honra de 
conhecer atletas como Paula Pequeno e Vanderlei Cordeiro de Lima. "São pessoas normais, muito educados".

Para casa ela levou a tocha, que não foi acesa com a chama olímpica, mas que terá lugar cativo e de honra na escola.


História da professora
Diretora da Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI), Aurilene Vieira de Brito enfrenta as dificuldades diárias de educar estando em um dos 30 municípios do Brasil com o pior do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ainda assim, a professora conseguiu colocar sua escola entre as melhores no ensino médio no país, ao vencer a defasagem educacional dos alunos e conquistar dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química. Aurilene sintetiza a determinação dos brasileiros e comprova que a educação é capaz de superar barreiras econômicas e regionais.

Fonte: 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES