Penitenciária de Parnaíba, litoral do Piauí, registra rebelião no início da noite desta terça-feira (15/12), um dia após fuga de dois presos, na segunda-feira (14).
ATUALIZADO ÁS 11:00: Rebelião na Penitenciária de Parnaíba é dominada nesta manhã de quarta-feira(16)

Presos rebelados acomodados no pátio da frente do presídio, pondo fim ao motim. (Foto Costa Norte)
O motim realizado na noite de terça-feira(15) pelo internos da Penitenciária Mista de Parnaíba, foi terminado agora nesta manhã de hoje. Os presos se rebelaram cobrando melhorias das visitas e também pela super lotação, informou uma fonte ao portal agora pouco direto do presídio.
O detento Aritana Pires - foi contido por um disparo de bala de borracha atingindo a perna, sendo socorrido e encaminhado ao Heda (Foto Yuri Gomes)
ATUALIZADO ÁS 06:29: Detento ferido que estava no HEDA já foi liberado para retornar ao presídio.
ATUALIZADO ÁS 02:14: O detendo Aritana da Silva Pires, 27 anos, foi ferido à bala de borracha na coxa esquerda. Aritana foi encaminhado ao HEDA.


No fim da tarde desta terça-feira (15), teve início uma rebelião em várias alas da Penitenciária Fontes Ibiapina, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.
Quase todos os pavilhões desta unidade prisional estão em rebelião. Em algumas alas, detentos atearam fogo em alguns colchões e a nuvem de fumaça pode ser vista de longe. Populares, vizinhos e familiares dos detentos tomaram a rua, apreensivos com o ocorrido. A cada tiro o desespero aumenta entre os presentes. O presídio ultrapassou sua capacidade máxima e apresenta superlotação de detentos, funcionando atualmente com 465 internos.

O que piora a situação é paralização (greve) dos agentes carcerários, o que colaborou para a saída dos presos das celas até o pátio, onde se iniciou a rebelião. A confusão começou no final da tarde, quando um dos internos foi agredido dentro de uma das celas e sofreu tentativa de homicídio por parte dos demais detentos. A confusão foi percebida pelos agentes que estavam de plantão e logo foi contida. O detento agredido foi levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) onde recebeu os primeiros atendimentos médicos.
O preso agredido, ao receber alta, foi levado de volta à unidade prisional e permanece isolado em uma das celas. Praticamente todo o efetivo das polícias Militar e Civil do litoral do Piauí está no local tentando controlar a situação.
Também estão presentes viaturas do Corpo de Bombeiros e seis unidades do SAMU, prontas para atender possíveis feridos. Além disso, informações extraoficiais dão conta de que o BOPE está vindo de avião a Parnaíba, para auxiliar as forças de segurança na contenção do motim. Policias que estavam de folga também foram acionados em caráter emergencial.
Segundo o Major Adriano de Lucena, as forças policiais não estão usando balas letais para tentar conter os revoltosos.
Por: Pedro Hoffman e Renato Farias/Fotos de Bolivar Santos para o Portal PHB em Nota