21/03/2014
![]() |
| Foto: de capa do jornalista no Facebook |
O jornalista Walteres Arraes que durante muito tempo trabalhou na TV Rádio Club de Teresina, e atualmente trabalha na Rede Meio Norte e TV Assembleia do Piauí. Escreveu em seu perfil pessoal II na rede social de Mark Zuckerberg, que anda meio triste com algumas pessoas. e continua... Depois de 43 anos no batente, hoje pensei em parar, não entendo como existe pessoas que não se garante, provocam conflitos para que todos sejam jogados na vala comum. Tanta hipocrisia... Entendo que existe lugar para todos, ninguém precisa derrubar, perseguir, humilhar os outros para subir na vida.
Para um Jornalista postar em uma pagina que tem 4. 982 amigos e vários seguidores, que pensa em parar.
Isso só pode ter sido um decepção muito grande.
Em entrevista a o blog Canal Zero de Teresina em 2011 Walteres Arraes fala da sua saída da TV Club e um pouco da sua carreira vejam:
Canal Zero – Quanto tempo de jornalismo e rádio no Piauí?
Walteres Arraes – Comecei há 40 anos, no dia do Piauí, 19 de outubro 1971.
Canal Zero – Como você chegou à TV Clube?
Walteres Arraes – Foi a convite do locutor esportivo, Luciano Silva, que meses depois retornou à sua terra Minas Gerais.
Canal Zero – Como você define a sua trajetória naquela emissora?
Walteres Arraes – Quando começaram a falar e escrever, eu já havia tratado do assunto com o diretor de jornalismo da TV Clube. Não me magoei por isso.
Canal Zero – O que levou ao seu afastamento?
Walteres Arraes – Até hoje não sei, sinceramente. No dia 25 de maio, depois do PI TV 2ª edição, estive com o diretor tratando de projetos para o globo esporte, que seria totalmente apresentado aqui de Teresina, com matérias geradas de outras praças. A surpresa pra mim foi no dia seguinte, ele me chamar para dizer que a renovação no departamento iria começar por mim. Por outro lado fiquei sabendo que a minha demissão seria motivada por uma matéria que fiz sobre uma reportagem que fiz criticando comportamento pouco recomendável de figurões da política piauiense, dentre eles o atual presidente da Agespisa, parente do presidente da TV Clube. Interessados em tomar na marra o comando da Federação de Futebol do Piauí.
Canal Zero – TV Clube já fez vários ensaios com diretores de fora para comandar a emissora. Isto é uma decisão local, ou de fato é uma imposição da Globo?
Walteres Arraes – A decisão é da própria Rede Globo, incomodada com matérias oficiais, banalizadas e também fatos de interesses pessoais. A presença de diretores atingiu também a Superintendência da emissora, que tem um diretor indicado pela Globo.
Canal Zero – Como você define o seu relacionamento com proprietários da emissora?
Walteres Arraes – Sempre tive excelente relacionamento com os proprietários da TV Clube, pautados principalmente no respeito à hierarquia. Porém nesse episódio, não recebi nenhuma manifestação de solidariedade, nem mesmo pra dizer “já vai tarde”. Foi um longo tempo de trabalho e serviços prestados a empresa, sem dia ou hora pra acontecer. Trabalhei noite, dia, domingos, feriados e dias santos. Tudo foi desconsiderado e jogados no lixo.
Canal Zero – Você postou no Facebook, que a turma vive um clima de terror. Como você define este terrorismo?
Walteres Arraes – Sim, é verdade. No departamento de Jornalismo da Clube existem excelentes profissionais e dedicados ao trabalho. Competentes profissionais! Mas isto não significa garantia de emprego. Não rezou na cartilha do chefe, e não sorri de suas piadas de mau gosto, pode ganhar o caminho da rua. Se perguntar a qualquer um sobre as pressões, ninguém vai falar, porque corre o risco de perder o emprego. O silêncio é o melhor negócio. Depois que de lá saí, dois outros repórteres também deixaram a casa. Será que os dois estavam felizes?
Canal Zero – Que avaliação você faz do telejornalismo piauiense?
Walteres Arraes – Excelente, com bons profissionais. Depois do surgimento dos cursos de comunicação, o nível dos profissionais cresceu bastante. Criatividade e competência não faltam.
Vejam agora a publicação do Jornalista em 21/03/2014 ás 21:12 desta Sexta feira:
Depois de 43 anos no batente, hoje pensei em parar, não entendo como existe pessoas que não se garante, provocam conflitos para que todos sejam jogados na vala comum. Tanta hipocrisia... Entendo que existe lugar para todos, ninguém precisa derrubar, perseguir, humilhar os outros para subir na vida.
Estou pensando, não digo magoado, porque existe pessoas que não vale a pena a gente se magoar por ela, que não merece a nossa indignação, afinal tenho, minha família, meus 10 mil amigos no face, outros 10 mil para adicionar. Tenho minha história. Graças a DEUS pautada no trabalho, na ética, credibilidade, e respeito a todos.
Tenho meus amigos, acho que já são mais de um milhão que me acompanharam durante todo esse tempo, com muitas vitórias,
compartilhamentos e a proteção de Deus que me guiou em tudo que pensei, e realizei, esta certeza tenho.
Sempre soube amar meu próximo, meu colega. Não tenho mágoas de nenhum superior por onde passei, nem dos colegas com quem trabalhei. Mas algo me incomoda, e não sei se será possível continuar. Quero deixar claro que não tenho ressentimentos de meus diretores atuais, não é com eles, pelo contrário, tenho profunda admiração e respeito. Mas algo me incomoda e tenho que pensar se vale a pena continuar.
Que Deus me ilumine.
Walteres Arraes II.
Por: Renato Farias/ Edição:PHB em Nota
