22/06/2017

Gabarito da Olimpíada Brasileira de Matemática já está disponível

Lista dos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em agosto; 2ª fase da olimpíada será no dia 16 de setembro

Arquivo/Agência Brasil Alunos de escolas particulares 
também participam da edição deste ano da Olimpíada

O gabarito da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017 foi divulgado nessa terça-feira (20), juntamente com a íntegra dos cadernos de provas. O material pode ser consultado no site da Obmep

As provas foram realizadas no dia 6 de junho e a segunda fase está programada para 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas. A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada no dia 11 de agosto, no site.

A novidade desta edição é que a competição também foi aberta para estudantes das escolas particulares. Também a partir deste ano, a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, ocorre de forma integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática, conhecida pela sigla OBM.

Em 2016, foram 17,8 milhões de inscritos que representaram 99,6% dos municípios brasileiros e 47 mil escolas. Além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas entre os participantes na última edição.

De acordo com Claudio Landim, diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e coordenador nacional da Obmep, o intuito das Olimpíadas é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a matemática, sendo isso mais importante do que a conquista de medalhas.

“Essa olimpíada é concebida não para alunos que conheçam a matemática. Mas, ao contrário, visa a despertar o interesse do aluno e mostrar que a matemática é muito mais ampla do que o que é ensinado na escola. A prova é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões sem saber muita matemática, só com um pouco de lógica, raciocínio e criatividade”, detalha.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Curta