28/02/2016

ARTIGO: ONDE ESTÃO AS LIXEIRAS?



Imagine por um momento que você vai receber visitas em sua casa e, como bom anfitrião, logicamente você vai querer oferecer aos seus visitantes todo o conforto e limpeza que você pode para que eles se sintam bem e queiram voltar mais vezes. 

No começo da limpeza você vê que realmente foi desleixado e deixou muita sujeira pelo chão, papeis de bombons, latinhas de refrigerante, copos descartáveis e muitas outras coisas sem utilidade. Então você resolve tomar coragem e recolher tudo, só que ao fazer isso você se dá conta que não possui nenhuma lixeira em casa, nem sequer uma sacola para colocar o seu lixo. Esta seria realmente uma situação ruim não é mesmo? Entretanto isso, não se restringe a limpeza de nossas casas. 

Todos sabem que jogar lixo no chão é uma tremenda falta de educação, principalmente em vias públicas, o que, além de danos ao meio ambiente, ainda tira a beleza da cidade, fazendo com que quem a visita tenha uma impressão de cidade suja e mal cuidada. Entretanto, somente o esforço pessoal não é suficiente para vencer tal problema.



Um exemplo disso é a Avenida São Sebastião em Parnaíba, uma das principais vias da cidade, que atrai tanto pela possibilidade da prática esportiva, quanto pelas inúmeras possibilidades gastronômicas que tem à disposição. Na contramão de sua importância econômica, o cuidado com a limpeza da via não tem recebido a merecida atenção. É claro que a limpeza urbana tem realizado as coletas rotineiras de lixo, mas em sua longa extensão, a avenida possui pouquíssimas lixeiras (ou nenhuma), o que torna mais provável que a população descarte seu lixo nas margens ou no canteiro central da via. Não adianta apenas exigir que a população faça todo o trabalho, mas sim oferecer a estrutura necessária para que as pessoas possam descartar corretamente seu lixo. Assim, todos ganham a população, a prefeitura e todos os turistas que, ao visitar nossa terra, lembrarão apenas de suas belezas.

UMA DICA ÚTIL PARA A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL!

Por: Anderson Mesquita para o Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES