
Foto: Portal 180graus. Delegado Charles Pessoa
O delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), voltou a ser alvo de ameaças atribuídas a facções criminosas no Piauí. Desta vez, o caso foi registrado no município de Castelo do Piauí, onde uma pichação em um muro com menção direta ao delegado chamou a atenção das forças de segurança.
A ameaça foi identificada por equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar, que localizaram a inscrição fazendo referência ao nome de Charles Pessoa e à facção criminosa PCC, indicando risco à sua integridade. Este já é o terceiro episódio recente de intimidação contra o delegado.
De acordo com informações policiais, o caso pode estar relacionado a uma operação realizada em novembro do ano passado, quando seis pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com organização criminosa na região. Na ocasião, a ação resultou na desarticulação de uma célula do grupo em Castelo do Piauí.
As ameaças contra o delegado, no entanto, não são casos isolados. Em dezembro, após uma operação em Parnaíba, ele também foi alvo de intimidações por meio das redes sociais. Na ocasião, a polícia realizou uma das maiores apreensões de drogas da história do estado, com cerca de 300 quilos de entorpecentes avaliados em aproximadamente R$ 60 milhões.
Outro episódio foi registrado em Floriano, onde um casal foi preso após publicar mensagens provocativas contra o delegado nas redes sociais. Entre os detidos estavam uma adolescente de 15 anos e um jovem de 18 anos. Segundo a polícia, eles chegaram a desafiar Charles Pessoa, que acabou localizando e prendendo os suspeitos. Com eles, foram apreendidas drogas e anotações relacionadas a uma facção criminosa.
Apesar das ameaças, o delegado tem reafirmado publicamente que seguirá firme no combate às organizações criminosas no estado.
Fonte: 180Graus