
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, na tarde desta terça-feira (24), um homem identificado como Ricardinho, suspeito de envolvimento no assassinato de João Evangelista Santana. A prisão foi realizada na Vila Meio Norte, na zona Leste de Teresina, com apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).
O crime foi registrado em março de 2023, no povoado Soinho, zona rural da capital. Segundo as investigações da Polícia Civil, três homens invadiram a residência da vítima se passando por policiais, usando roupas escuras e coletes com a inscrição “Polícia”. Dois suspeitos já estavam presos no sistema penitenciário, e a prisão do terceiro envolvido, realizada nesta terça, foi a última relacionada diretamente ao caso.
As investigações reuniram elementos probatórios robustos que indicam a autoria dos nacionais de iniciais I. H. dos S. F., T. L. C. da S. e R. A. O.
Conforme o inquérito, o grupo arrombou o imóvel, agrediu João Evangelista por cerca de 20 minutos e roubou dinheiro e um aparelho celular. Em seguida, a vítima foi levada à força do local. O corpo foi encontrado pouco tempo depois em via pública, com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo e golpes de instrumento perfurocortante.
De acordo com o delegado Natan Cardoso, responsável pela investigação, o crime teria sido motivado por vingança. A vítima havia atuado como testemunha em um processo criminal anterior, no qual um dos investigados foi condenado por homicídio. Também ficou caracterizado o emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, mediante falsa identificação como agentes de segurança pública.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, os três foram indiciados pelos crimes de homicídio qualificado, roubo majorado e organização criminosa. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, que deverá dar andamento aos procedimentos legais.
Fonte: Cidadeverde.com