Imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan é dose única e protege contra os quatro sorotipos da doença.
Piauí recebe primeiro lote da vacina contra dengue para profissionais da saúde - Foto: ASCOMA Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu, nesta sexta-feira (20), o primeiro lote da vacina contra a dengue enviado pelo Ministério da Saúde. As doses são destinadas à imunização de profissionais da Atenção Primária e devem beneficiar cerca de 32,2 mil trabalhadores em todo o estado.
Nesta primeira remessa, o Ministério da Saúde enviou 6.950 doses por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), parte do total de 13,9 mil imunizantes reservados ao Piauí. A segunda entrega está prevista para a próxima segunda-feira (23).
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, o envio às regionais de saúde será feito após a chegada de todas as doses. A partir disso, os municípios poderão retirar os imunizantes e dar início à vacinação do público-alvo.
Vacina brasileira e dose única
O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan e é considerado um marco na produção nacional. A vacina é tetravalente, de dose única e 100% brasileira, oferecendo proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Segundo dados apresentados pelo ministério, a vacina tem 74,7% de eficácia contra casos sintomáticos em pessoas de 12 a 59 anos e 89% de proteção contra formas graves da doença e casos com sinais de alarme.
Ampliação prevista para o segundo semestre
O Ministério da Saúde informou que a ampliação da vacinação para outros públicos — pessoas entre 15 e 59 anos, começando pelos mais velhos — está prevista para o segundo semestre deste ano, conforme o aumento da capacidade produtiva do Instituto Butantan.
Nesta etapa, a campanha é voltada aos profissionais que atuam diretamente nas unidades de saúde e na linha de frente do atendimento:
Profissionais assistenciais e de prevenção:
- Médicos
- Enfermeiros
- Técnicos de enfermagem
- Odontólogos
- Equipes multiprofissionais (eMulti)
- Agentes comunitários de saúde (ACS)
- Agentes de combate às endemias (ACE)
Trabalhadores administrativos e de apoio das unidades de saúde:
- Recepcionistas
- Seguranças
- Profissionais da limpeza
- Motoristas de ambulância
- Cozinheiros
- Demais trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Fonte: Lupa1