
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Um incêndio foi registrado na tarde desta segunda-feira (15) no Hospital do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início por volta das 13h30 em um ar-condicionado localizado no primeiro andar da unidade, na sala de faturamento. Ninguém ficou ferido.
Quando os bombeiros chegaram ao local, o fogo já havia sido contido por um policial militar que trabalha no hospital.
“Quando a gente chegou, o fogo já estava extinto. O nosso trabalho foi mais no sentido de controlar a população que estava no local, porque ainda havia muita fumaça, principalmente na sala de faturamento e produção. A gente orientou que as pessoas saíssem e também orientou sobre os procedimentos que deveriam ser feitos posteriormente a um incêndio, que seria isolar ao máximo a sala, porque é um local com muito trânsito de pessoas”, ressaltou o cabo Carlos, chefe do segundo socorro de incêndio do Corpo de Bombeiros.
O incidente assustou profissionais e pacientes da unidade. Dona Teresinha, que acompanha a mãe internada com pneumonia, ressaltou que a fumaça ficou intensa no hospital e que o momento foi de desespero.
“Fiquei apavorada porque minha mãe é acamada. Quando eu ouvi o pessoal dizendo que estava pegando fogo no ar-condicionado, eu já estava cansada, inclusive estou até gripada, e fiquei muito mal. Fiquei muito sufocada. Eu corri logo e, quando senti aquele cheiro forte de fumaça, pensei: ‘O que é que eu faço?’. Aí, quando cheguei perto dela, eu disse: ‘Não, eu vou dar um jeito’. Foi então que voltei para ficar com ela e afastei a cama. Mas a fumaça ainda está muito forte. Ninguém falou nada sobre transferência de paciente”, disse Teresinha Dias.
Ainda não se sabe a causa do incêndio. Apesar de o fogo ter começado no ar-condicionado, somente uma perícia poderá confirmar a motivação.
“Caso futuramente o hospital tenha interesse em solicitar uma perícia, que faça essa solicitação, e o Corpo de Bombeiros irá atender para tentar desvendar qual foi a causa do incêndio”, destacou o cabo Carlos.
A administração do Hospital do Buenos Aires informou que os serviços da unidade não foram afetados e estão funcionando normalmente, e que a engenharia da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já atua para substituir o aparelho danificado.
“Não há necessidade de remoção de pacientes, porque o incêndio não ocorreu nas enfermarias nem em nenhuma área de atendimento do hospital. Foi exclusivamente na parte administrativa, no andar superior, em apenas uma única sala. Está tudo sob controle”, afirmou Rejane Gomes, diretora administrativa do Hospital do Buenos Aires.
Fonte: Cidadeverde.com