23/12/2025

DHPP indicia empresários acusados de matar morador de rua no Piauí

Os três empresários foram presos no dia 15 de dezembro, durante operação realizada por policiais do DHPP.

Foto: Lucas Dias/GP1

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), indiciou os empresários João Batista José de Lima, da Cipriano Distribuidora; Marcos Antônio da C. Paz, da Analu Variedades; e Leocádio Silva Filho, da Casa Zíper, acusados de envolvimento no assassinato do morador de rua José Carlos da Costa Araújo, conhecido como “Da Mata”.

O relatório do inquérito foi finalizado nesta terça-feira (23) pelo delegado Jorge Terceiro. De acordo com o coordenador do DHPP, delegado Francisco Barêtta, os empresários foram indiciados pelo crime de homicídio qualificado. Além dos três, uma quarta pessoa, ainda não identificada, também foi indiciada no caso.


“Eles foram indiciados pelo crime de homicídio qualificado. As qualificadoras estão bem claras no rol do artigo 121. Verificamos que essas pessoas, tidas como pessoas de bem, saíram da condição de vítimas para a de criminosos ao praticarem o crime. Só quem tem o direito de punir é o Estado. Quem detém o monopólio da punição é o Estado, por meio do Estado-juiz, através do Poder Judiciário”, declarou Barêtta.

Os três empresários foram presos no dia 15 de dezembro, durante operação realizada por policiais do DHPP. As investigações, conduzidas pelo delegado Jorge Terceiro, apontaram que os alvos integram um grupo responsável pela execução do morador de rua. O crime vinha sendo apurado inicialmente pela Delegacia de Investigação de Desaparecimento de Pessoas (DESAP), com apoio de outras unidades do DHPP.

O homicídio ocorreu no dia 20 de novembro deste ano, no Centro de Teresina. Conforme apurado pela Polícia Civil, a vítima era conhecida por praticar furtos de aparelhos de ar-condicionado em estabelecimentos comerciais localizados na região central da capital. No dia do crime, José Carlos foi perseguido e assassinado com golpes de arma branca, facão e barras de ferro.


“Segundo o que foi apurado nos autos do inquérito policial, três indivíduos localizaram esse rapaz nas proximidades do Mercado Velho, na Praça da Bandeira, fotografaram e encaminharam as informações para os outros que estavam nas imediações. Antes, eles o perseguiram. Alcançado pelos demais, ele foi abordado, mas tentou se desvencilhar e fugir. As imagens são claras: ele correndo, até ser alcançado, momento em que as agressões passam a ocorrer com faca, facão e barra de ferro”, explicou o delegado.

O corpo da vítima foi encontrado na Avenida Maranhão, com múltiplas perfurações provocadas por arma branca e uma das mãos decepada, evidenciando a extrema violência empregada na ação criminosa.
Vídeo registrou o momento do crime

Vídeo obtido pelo GP1 mostra o momento em que o morador de rua José Carlos da Costa Araújo, conhecido como “Da Mata”, é perseguido por um grupo de quatro pessoas e morto no dia 20 de novembro deste ano, no Centro de Teresina.

As imagens registram a vítima sendo alcançada durante a travessia da Avenida Maranhão, onde passa a ser violentamente agredida com barras de ferro e um facão. Em seguida, José Carlos é levado para uma área às margens do Rio Parnaíba, local onde foi assassinado.

Fonte: Portal GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES