29/11/2025

Quase 50 animais silvestres são soltos no Piauí após resgate e reabilitação

Foto: Ascom/Semarh

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta sexta-feira (28), a soltura de aproximadamente 50 animais silvestres resgatados e que passaram pelo processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Ao todo, foram soltos 20 jabutis das espécies piranga e tinga, além de dois chico-preto, dois sabiás-laranjeira, seis galos-de-campina, dois bigodes-de-coleira, um golinho, um garibaldi, um cancão, dois saguis-de-tufo-branco, dois papa-capins, um caburezinho, um bigodinho, uma rolinha, um xexéu, um carcará e uma buraqueira.

De acordo com a Semarh, a maioria desses animais chega ao Cetas bastante debilitada, desnutrida, ferida, com dificuldades de locomoção ou comportamento alterado. Só em 2025, mais de 150 animais já foram devolvidos ao habitat natural após o processo de reabilitação.

“Cada soltura é a celebração de uma segunda chance. Nós acompanhamos todo o processo de recuperação e sabemos o quanto esses animais lutam para voltar ao seu ambiente. Quando eles finalmente retornam à natureza, estamos não só devolvendo vidas ao seu lugar de origem, mas ajudando a restaurar os ecossistemas do Piauí”, destacou Danielle Melo, gerente de Fauna e Proteção Ambiental da Semarh.

Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES