25/10/2025

Suspeito de abuso sexual infantojuvenil no Piauí são alvos de operação da PF

Em nota, a PF ressaltou que a prevenção ainda é a forma mais eficaz de proteger as crianças.

PF deflagra operação contra abuso sexual de crianças e adolescentes. Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (24), mais uma fase da Operação Carcará, ação que conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e tem como foco o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual. A ação teve início após identificar a atuação do criminoso no Piauí.

Desta vez, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na cidade de Sarandi, no Paraná, com o objetivo de identificar e interromper atividades criminosas ligadas à produção, armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil.

De acordo com a PF, o investigado é suspeito de manter em dispositivos eletrônicos conteúdos ilegais e de compartilhá-los por meio da internet. Ele poderá responder por posse e disseminação de material de pornografia infantil, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preveem penas de até seis anos de prisão.

Em nota, a PF ressaltou que a prevenção ainda é a forma mais eficaz de proteção e alertou pais e responsáveis para a necessidade de acompanhar o comportamento das crianças e adolescentes, tanto no mundo físico quanto no digital.

“Manter o diálogo aberto, observar mudanças de atitude e orientar sobre o uso responsável da internet são atitudes fundamentais para evitar situações de risco”, destacou a instituição.

A PF também orienta que qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual de menores deve ser comunicada às autoridades.

As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo disque 100 ou diretamente nos canais oficiais da Polícia Federal.

Fonte: Portal Lupa1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES