A fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância do Mercado, em parceria com o Inmetro.

Foto: Divulgação/Ascom
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam 28 balanças irregulares em feiras livres e mercadinhos de Piripiri. A ação foi realizada entre os dias 6 e 11 de outubro, durante inspeções no município.
A fiscalização integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado, desenvolvido em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em cada estado.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, as balanças apreendidas não possuíam modelo de aprovação e estavam lesando os consumidores. “Durante a pesagem, as balanças mostravam valores superiores ao peso real devido à alteração no equipamento. Por isso, ao identificar instrumentos de medição falsificados, nossos fiscais recolhem o material, autuam os comerciantes envolvidos e apreendem os equipamentos utilizados de forma irregular”, explicou.
Uma balança é considerada falsificada quando apresenta informações em língua estrangeira ou não possui o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais realizam diversos testes de pesagem para confirmar a autenticidade do equipamento.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar denúncias, esclarecer dúvidas, registrar reclamações ou encaminhar sugestões à Ouvidoria do Imepi pelo telefone (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas de aplicativos.
Fonte: Portal GP1