%2014.27.03_4ce695e8.jpg)
O Espaço da Cidadania Digital de Parnaíba tem se consolidado como um importante centro de atendimento ao público, oferecendo diversos serviços de forma moderna, inclusiva e humanizada. Após a revitalização realizada pelo Governo do Estado do Piauí, o local passou por uma ampla reestruturação, ampliando o número de atendimentos e a variedade de serviços oferecidos à população.
Em entrevista ao PHB em Nota, o Coordenador do Espaço da Cidadania Digital, Edivan França, destacou que a mudança representa um salto na forma como o órgão atua na região.

“O Espaço da Cidadania Digital é um órgão que foi criado baseado no avanço que o Instituto de Identificação Félix Pacheco teve no Estado e também aqui na Planície Litorânea. A gente era apenas um posto de identificação e passamos a ser um espaço maior para atender outras demandas”, explicou o coordenador.
Atualmente, o espaço oferece emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, ID Jovem e até o SimPatinha, que é o Cadastro Nacional de Pets, Cães e Gatos. Além disso, Edivan França informou que há previsão de implantação de novos serviços, como o Balcão Digital do Governo do Estado, o posto do Piauí Saúde Digital e uma Lan House Social, que permitirá acesso gratuito à internet para serviços públicos e atividades digitais.
“De abril de 2023 para cá, a gente teve um avanço muito grande. Quando chegamos aqui, eram atendidas apenas 30 pessoas por dia, até o meio-dia. Hoje, com o apoio do governador Rafael Fonteles e do secretário Chico Lucas, conseguimos ampliar o horário e dobrar a equipe. Passamos a atender nos dois turnos e a média atual é de 220 a 230 atendimentos diários”, destacou.
O coordenador também ressaltou o caráter inclusivo e social das ações. O Espaço realiza atendimentos domiciliares para pessoas acamadas, idosos e pessoas com deficiência, além de ações itinerantes em comunidades, associações e igrejas nos fins de semana.
Outro avanço importante foi a criação de uma sala de atenção social, destinada a pessoas que necessitam de um atendimento mais reservado e humanizado. “Temos uma assistente social exclusiva para esse público e intérpretes de Libras para atender pessoas surdas. Isso é parte da nossa missão de inclusão e respeito à diversidade”, explicou Edivan.
Além das melhorias estruturais e de atendimento, o coordenador informou que o Governo do Estado publicou uma nova normativa, dispensando a obrigatoriedade de certidão de nascimento atualizada para emissão da identidade.
“Agora, as pessoas podem apresentar certidões antigas, desde que estejam legíveis e em boas condições. Isso facilitou muito o processo e aumentou a procura pelos serviços”, afirmou.
Com as mudanças, o Espaço da Cidadania Digital de Parnaíba passou de um simples posto de identificação para um centro de múltiplos serviços digitais, reforçando o compromisso do Governo do Piauí com a modernização e humanização do atendimento ao cidadão.
📍 Endereço: Rua Cinco, S/N - Bairro Rodoviária, Parnaíba/PI.
VEJA A MATÉRIA EM VÍDEO:
Da redação do Portal PHB em Nota