04/09/2025

Vereador de Bom Princípio do Piauí é condenado a 25 anos de prisão por estupro de vulnerável

Ele está detido desde maio deste ano na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Vereador de Bom Princípio do Piauí é preso suspeito de estupro de vulnerável — Foto: Reprodução.

O vereador de Bom Princípio do Piauí Jacinto Costa Moraes (MDB) foi condenado a 25 anos de prisão por estupro de vulnerável. O julgamento ocorreu na terça-feira (2), na Vara Única da comarca de Buriti dos Lopes. Ele está detido desde maio deste ano na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, no litoral do estado.

Em maio, Jacinto virou réu em uma investigação sobre o estupro de vulnerável de duas irmãs adolescentes. O inquérito que investigava o suposto crime contra uma das vítimas, no entanto, foi arquivado.

A condenação é referente, portanto, ao estupro de vulnerável de uma adolescente. O g1 não localizou a defesa do vereador até a última atualização desta reportagem.

Segundo o Ministério Público do Piauí, que apresentou a denúncia contra Jacinto Moraes, os crimes teriam iniciado em 2018, quando a vítima tinha cerca de 11 anos. O caso, arquivado em 2021, foi reaberto em 2025 após novas provas serem apresentadas.

De acordo com a Polícia Civil, o crime foi denunciado por terceiros. Para o delegado Herbster Santos, responsável pela investigação, a influência de Jacinto Moraes na cidade pode ter influenciado uma possível omissão dos familiares.

"Ele as conquistava [vítimas] e se aproveitava desse poder econômico para manter essa relação de abusador. As famílias acabavam sendo, entre aspas, coniventes, porque são pessoas pobres, que não denunciam por medo ou por receberem algum benefício, às vezes", explicou em maio deste ano.

Vereador é suspeito de atrapalhar investigação de outro caso de estupro

Em 2024, Jacinto Moraes (MDB) se tornou suspeito de usar o então cargo de vereador e presidente da Câmara Municipal de Bom Princípio do Piauí para atrapalhar a investigação que apura o estupro de uma menina de 13 anos e que tem como suspeito o ex-vereador Zé do Chico Bento (DC).

Segundo o promotor de Justiça de Buriti dos Lopes, Yan Walter, um grupo, formado por Jacinto, dois conselheiros tutelares e uma assistente social, é suspeito de formar uma associação criminosa para forjar uma visita à casa da adolescente, que teria sido vítima do estupro, e falsificar um relatório entregue ao MPPI.

Os investigados também teriam, conforme o MPPI, pressionado e ameaçado os familiares dela para que prestassem declarações falsas. O relatório falsificado foi produzido depois que a garota foi ouvida em escuta especializada na Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes.

A suposta associação criminosa foi descoberta após a apreensão do telefone celular do ex-vereador Zé do Chico Bento.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES