17/09/2025

Piauienses não precisarão mais renovar certidões para emitir nova carteira de identidade

Até então, o entendimento era de que certidões só tinham validade por dez anos, o que gerava custos e burocracia para os cidadãos.

Assis Fernandes/O DiaPiauienses não precisarão mais renovar certidões para emitir nova carteira de identidade

A partir desta terça-feira (16), os piauienses não precisarão mais renovar certidões de nascimento ou casamento para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida foi anunciada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, durante a solenidade do Dia D da Cidadania Digital.

Segundo o secretário, uma instrução normativa será publicada no Diário Oficial do Estado detalhando a mudança.

“Nós estamos hoje editando a instrução normativa que define que a certidão de nascimento ou casamento apresentada não precisa ser atualizada, só vai ser necessária a atualização quando houver dúvida da autenticidade”, explicou ao PortalODia.com.

Até então, o entendimento era de que certidões só tinham validade por dez anos, o que gerava custos e burocracia para os cidadãos.

“Agora nós não vamos mais pedir esse prazo de dez anos. Se ela for legível e ela for autêntica não há necessidade. Isso vai com certeza trazer muito mais celeridade e diminuir o custo porque a gente percebia que um dos maiores problemas na renovação da carteira de identidade era a necessidade da pessoa ir a um cartório de pessoas naturais e pedir a renovação da certidão de nascimento ou de casamento”, destacou Chico Lucas.

Com a mudança, as certidões de nascimento ou casamento não terão mais prazo de validade. A única exigência é que estejam legíveis e não haja dúvida da sua autenticidade.

Município 100% Digital

Durante o evento, foi anunciado que município de Novo Santo Antônio alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro do Brasil com 100% da população documentada com a CIN. Em reconhecimento, recebeu o selo “Município 100% Digital” das mãos do governador Rafael Fonteles.

Na ocasião, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com outros 12 municípios piauienses, que assumiram o compromisso de universalizar a emissão da CIN até janeiro de 2026. Além disso, um decreto estadual determinou que todos os servidores comissionados, contratados, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas passem a adotar obrigatoriamente o novo documento.

Chico Lucas reforçou que o Piauí tem avançado na transformação digital.

“O Piauí é o estado que adotou a transformação digital como uma meta, o governador Rafael Fonteles. Então, o Piauí, para fazer isso, teve que cadastrar as pessoas na nova cédula de identidade nacional. Portanto, o acesso ao Gov.PI a todos os serviços passa pela biometria e agora o governo federal tem cada vez mais, por questões de segurança, tornando a carteira de identidade obrigatória. Ela unifica os documentos, evita fraudes, traz uma série de benefícios”, concluiu Chico Lucas.

Fonte: Portal O Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES