Geólogo, mestre em geotecnia e perito judicial, vai analisar estrutura da escola após novo desabamento em área com registros de abalos sísmicos, segundo prefeita.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/p/RynJwDRcie18GdyTNkpQ/padrao-imagem-g1-2025-09-09t134822.051.png)
Após dois desabamentos de teto, escola em Piripiri passará por análise de geólogo — Foto: Reprodução
A Escola Municipal Raimundo Pereira, localizada na comunidade Baixão, zona rural de Piripiri, no Norte do Piauí, passará por avaliação técnica de um geólogo, mestre em geotecnia e perito judicial, após parte do teto desabar na madrugada desta terça-feira (9). Não houve feridos, apenas perda material.
A informação foi confirmada pela prefeita Jôve Oliveira (PT). Segundo a gestora, o profissional vai analisar a estrutura da unidade, que atende alunos da educação infantil, pois esta é a segunda vez em que ocorre um desabamento no local.
"Infelizmente, já havia acontecido na gestão passada, anterior à nossa, e agora aconteceu na nossa", contou.
A prefeita afirmou que a região onde a escola está localizada apresenta registros de abalos sísmicos de baixa intensidade, o que, segundo ela, pode ter contribuído para os desabamentos.
"Esses movimentos podem ter contribuído para o surgimento de fissuras e trincas em elementos estruturais e de vedação, afetando paredes e o baldrame (fundação rasa) das edificações", informou.
Segundo a gestora, a avaliação vai definir se a prefeitura fará um novo teto ou se vai retirar a escola do local e construir em outro. As aulas na escola foram suspensas.
A gestora informou ainda que moradores da comunidade relataram que sentem tremores de baixa intensidade constantemente.
"Eles dizem que há aparentes rachaduras nas casas. Quase todas as casas da comunidade tem rachaduras nas paredes", finalizou a prefeita.
Fonte: Portal G1 PI
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.