O animal foi resgatado pela Polícia Militar conduzido ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Teresina, para os devidos cuidados e reintegração ao habitat natural.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/Z/Q8aTUUQPShJH6L0MPbug/design-sem-nome-2-.png)
Gato silvestre ameaçado de extinção é encontrado dentro de casa no Norte do Piauí — Foto: Divulgação/PMPI
Um gato jaguarundi, felino nativo da fauna brasileira, surpreendeu moradores de uma casa no residencial Santa Helena, na cidade de União, Norte do Piauí, na sexta-feira (8). O animal, cuja espécie está ameaçada de extinção, foi resgatado pela Polícia Militar.
"A equipe foi acionada via telefone e deslocou-se até o endereço. Ao chegar no local, constatou que se tratava de um animal atípico, não doméstico", informou o 26º Batalhão da corporação.
Após imobilizar o felino, os militares o levaram ao quartel e acionaram veterinários especializados, que prestaram suporte técnico e auxiliaram na identificação da espécie.
"O animalzinho aparentemente estava ferido, estava fraquinho. Juntamente com um amigo veterinário, a gente conseguiu identificar a espécie e passou todas as orientações para que pudessem levá-lo para os primeiros atendimentos no setor ambiental", contou o veterinário Anderson Ribeiro.
O felino foi conduzido ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), localizado no Bioparque Zoobotânico, em Teresina. Em seguida, foi deixado no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), para os devidos cuidados e reintegração ao habitat natural.
Fonte: Portal G1 PI