Durante uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão realizada na manhã desta quinta-feira (3), no bairro Sabiazal, em Parnaíba, a Polícia Militar acabou encontrando uma situação de crime ambiental.
No imóvel alvo da ação, os agentes localizaram várias gaiolas contendo pássaros silvestres, mantidos em cativeiro de forma ilegal. A Patrulha Ambiental foi acionada imediatamente e esteve no local para dar suporte à ocorrência.
Após a identificação das espécies e verificação das condições em que os animais estavam sendo mantidos, os policiais ambientais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o responsável, com base na legislação que protege a fauna silvestre brasileira.
Os pássaros foram apreendidos e devem ser encaminhados a órgãos ambientais competentes, que avaliarão as condições de reabilitação e possível soltura em habitat natural.
A ação reforça o trabalho das forças de segurança no combate aos crimes ambientais, que infelizmente ainda são comuns na região. A população pode colaborar com denúncias anônimas sobre tráfico e cativeiro de animais silvestres por meio dos canais da Polícia Militar e do Ibama.