Fiscais analisaram que os alimentos estavam sem comprovação de procedência e não possuíam a presença de carimbos oficiais que garantem fiscalização. O material foi encaminhado para inutilização e destruição, conforme os protocolos sanitários.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/7/m/huAkZAT72uq8A90oAoHA/padrao-imagem-g1-44-.png)
Mais de 200 kg de carne bovina comercializadas clandestinamente são apreendidas pela Vigilância Sanitária — Foto: Reprodução/FMS
Aproximadamente 288 kg de carne bovina, comercializada de forma clandestina em um comércio de Teresina, foram apreendidos durante uma fiscalização de rotina da Vigilância Sanitária, realizada nesta terça-feira (22). O responsável pelo estabelecimento, que não teve o nome divulgado, foi notificado e pode ser atuado por infrações sanitárias.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os fiscais constataram que a carne estava sendo comercializada sem comprovação de procedência e fora dos padrões exigidos pela legislação sanitária, como a presença dos carimbos oficiais, que garantem que o estabelecimento de origem dos alimentos foi inspecionado e fiscalizado.
A gerente de vigilância sanitária, Jeanyne Seba, informou que o material apreendido foi encaminhado para inutilização e destruição, conforme os protocolos sanitários.
Ainda conforme a gerente, o consumo de carnes sem inspeção pode causar riscos de contaminação por bactérias e doenças, como tuberculose e brucelose. A orientação é de que a população apenas consuma alimentos adquiridos em estabelecimentos regularizados, que apresentem as documentações e condições de higiene necessárias.
Em caso de irregularidades, os consumidores podem realizar denuncias diretamente por meio do número (86) 3198-3878.
Tarifas anunciadas por Trump já prejudicam vendas de carne, peixe, mel, madeira e outros
Fonte: Portal G1 PI
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.