Conforme o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), disparos também teriam sido efetuados contra a Penitenciária Feminina de Teresina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/B/suGCfUSTqrysa9l8q7dw/padrao-imagem-g1-20-.png)
Portão de penitenciária é alvo de tiros na Zona Sul de Teresina — Foto: Francisco Lima
O portão de entrada da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina, foi atingido por disparos de arma de fogo na madrugada desta sexta-feira (2). A informação foi confirmada ao g1 pela Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus).
Em entrevista à TV Clube, o diretor do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), o policial penal Kleiton Holanda, afirmou que também foram efetuados disparos contra a Penitenciária Feminina de Teresina. Apenas duas balas, no entanto, transfixaram o portão da Penitenciária Professor José de Ribamar Leite. Os ataques ocorreram, segundo ele, entre 3h e 4h desta sexta-feira (2).
"Várias pessoas em motocicletas, com garupa, efetuaram disparos próximo à unidade feminina e também na [antiga] Casa de Custódia, onde o portão foi alvejado com dois disparos, inclusive transfixando-o e atingindo um ventilador. Por muita sorte, não atingiu nenhum policial penal que se encontrava nas imediações", comentou.
De acordo com o diretor do Sinpoljuspi, os órgãos públicos de segurança foram acionados para adoção das medidas cabíveis e iniciaram as buscas pelos suspeitos. Ele atribui o ataque a uma possível retaliação por parte de facções.
"Essas guerras de facções vêm causando um transtorno grande, a segurança pública vem dando uma resposta firme e isso está incomodando os criminosos. Aí eles tentam de toda forma atacar a segurança pública, começando pelo sistema prisional, mas a gente ressalta que estamos aqui para manter e fazer a segurança dos estabelecimentos penais", completou.
Confira o posicionamento completo da Sejus
A Secretaria da Justiça do Piauí por meio da Diretoria de Unidade da Administração Penitenciária informa que na madrugada desta sexta-feira (2), criminosos atiraram contra a estrutura predial penitenciária Prof. José de Ribamar Leite. As autoridades e forças de segurança do Estado foram acionadas e estão integradas para a captura dos indivíduos.
Fonte: Portal G1 PI