Condutor foi parado em uma blitz da Polícia Militar. Ele afirmou que estava saindo do Pará e levando a carga para a Bahia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/J/eSl6AYQ8OnE4ggpWeVKw/madeira-apreendida.jpeg)
Motorista de caminhão é multado em R$ 18 mil por transportar madeira ilegal — Foto: Divulgação/Semarh
Um motorista de carreta foi multado em R$ 18 mil, na segunda-feira (28), por transportar 60 m³ de madeira ilegal em Simplício Mendes, a 387 km de Teresina. A carga e o veículo foram apreendidos pela Polícia Militar do Piauí (PMPI).
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), o motorista foi parado em uma blitz da PM na cidade. Ele estava transportando a madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF).
O que é o DOF? É uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de madeira, carvão vegetal e outros produtos florestais. Funciona como um sistema eletrônico de controle e contribui para o combate ao desmatamento ilegal e ao comércio de madeira de origem ilícita.
O condutor do caminhão informou aos policiais que saiu do Pará e estava levando a madeira para a Bahia. A PM o encaminhou, assim como a carga, para a Delegacia de Simplício Mendes.
Uma equipe de auditores da Semarh também foi à delegacia e identificou a irregularidade. Eles registraram o auto de infração e os termos da apreensão da carga e do veículo.
De acordo com a secretaria, a madeira apreendida será doada, como prevê lei federal, para órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos.
Boa parte das cargas de madeira irregular passam pelo Piauí
Fonte: Portal G1 PI