Estátua de resina e mármore tem 4 metros de altura e veio da Itália, em janeiro 1989.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/m/4/ipVf6hRTSBSYCl1SvGBQ/miranteok.jpg)
Mirante construído para abrigar estátua de Nossa Senhora dos Pobres, em Ilha Grande do Piauí — Foto: Dennis Arias/ Rede Clube.
O santuário foi construído para abrigar a estátua de Nossa Senhora dos Pobres e senhora do Piauí. Além dela, ele abriga ainda dezenas de esculturas em argila do mestre Charles Santeiro, de Parnaíba. O mirante tem visitação gratuita. A construção aconteceu através do padre Pedro Quiriti.
A imagem chegou a Parnaíba em 1989, enviada da Itália. A estátua tem quatro metros de altura e foi feita em mármore e resina. De Parnaíba, ela foi levada em uma grande procissão, acompanhada por centenas de fiéis, até Ilha Grande.
Todos os anos a comunidade da Ilha Grande comemora o aniversário da chegada dela com 3 dias de festas, entre 12 e 15 de janeiro. Além disso, a cidade já se prepara para os festejos de nossa senhora dos pobres, de 21 a 30 de julho.
Mirante está localizado em Ilha Grande, Litoral do Piauí. Estátua de resina e mármore tem 4 metros de altura e veio da Itália, em janeiro 1989.
Segundo o guia turístico e interprete Pedro Holandês, o Padre Quiriti ainda é lembrado pela comunidade pela forma como enfrentou a pobreza e buscou resolver problemas de infraestrutura, como a construção de dezenas de poços. Na época a população sofria com a falta de água potável.
"Antes, era preciso caminhar muitos quilômetros para conseguir água potável. Isso causava muitas doenças, como cólera, vermes, e as crianças sofriam de desnutrição", lembrou o guia.