17/05/2023

Mobilização em Parnaíba e Teresina contra corte de recursos ameaça atividades do Sesc e Senac


Na tarde desta terça-feira, 16 de maio de 2023, ocorreu uma mobilização em Parnaíba contra o Projeto de Lei de Conversão - PLV 9/2323, que prevê o repasse de 5% dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur. Esse corte poderá ocasionar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras, além de representar uma perda de mais de R$ 260 milhões em atendimentos gratuitos.


Colaboradores do Sesc e Senac, juntamente com pessoas que são beneficiadas pelos serviços gratuitos dessas instituições, realizaram uma caminhada pela Avenida São Sebastião até chegarem em frente à UFDpar, onde manifestaram sua indignação com o projeto e mobilizaram pessoas para assinarem um abaixo-assinado contra a lei.


Durante a manifestação pacífica, os participantes vestiram roupas e seguraram balões na cor preta, além de exibirem cartazes com os dizeres: "NÃO AO CORTE DE 5% DA VERBA!" e utilizaram as hashtags #EUSOUSESC e #EUSOUSENAC. Em frente à UFDpar, foram montadas algumas tendas com mesas e cadeiras para que as pessoas se sentissem à vontade durante a assinatura.

Em Teresina, a capital, os atos ocorreram pela manhã. Funcionários, representantes e a sociedade em geral concentraram-se em frente à sede da Administração Regional do Sesc no Piauí, localizada na Avenida Campos Sales, Centro/Sul de Teresina.


Segundo Campelo Filho, Diretor Regional do Sesc no Piauí, a manifestação reflete a mobilização da entidade e de toda a sociedade contra o PL. Ele destaca: "Não há justificativa para esse corte de forma alguma. Aqui em Teresina e no Brasil, todos estão se unindo nesse movimento e mostrando para as entidades públicas que o Sesc, o Senac, a Fecomércio, o CNC e, principalmente, a população são totalmente contrários a esse corte".


Dona Conceição de Maria Machado, beneficiária dos serviços oferecidos pelo Sistema S, esteve presente na manifestação. Como comerciária aposentada e associada há mais de 48 anos, ela ressaltou o impacto que o corte de verba terá: "Isso vai prejudicar muito, especialmente para nós, comerciários aposentados, que usufruímos de atividades com preços mais acessíveis ao nosso bolso. Faço atividade física, participo de festas e viagens. Meu marido e eu adoramos viajar, e eu faço hidroginástica devido à asma. É, sem dúvida, uma perda muito grande, já que muitos beneficiários, assim como eu, serão prejudicados", comenta a aposentada.


A Diretora Regional do Senac, Elaine Dias, destacou que teme as consequências do corte de verbas para a geração de emprego e renda no Piauí. “O Senac já faz com muita expertise os cursos no segmento de gastronomia, hospitalidade, assim como no segmento de turismo em São Raimundo Nonato, em Barra Grande, em Esperantina, em Barro Duro e outros diversos municípios. É uma forma de fomentar o turismo e oferecer um serviço de qualidade. São cursos hoje referência não só no Piauí, mas no Brasil e isso é uma forma de capacitar essa mão de obra para ser inserida no mercado de trabalho. Com este anúncio da PL o Senac vai ter prejuízo, porque vai deixar de trabalhar dentro destes segmentos, que são de grande importância para a população e o desenvolvimento do nosso estado”, pontua.

Da redação do Portal PHB em Nota e  Ascom da Fecomércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES