10/04/2023

PI: polícia Civil investiga mensagens com supostas ameaças de ataques a escolas

Secretaria de Segurança Pública do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação adotaram estratégias de prevenção à violência no ambiente escolar

reprodução | reprodução

A Polícia Civil do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (10), uma investigação sobre supostas mensagens de ameaças de ataques em escolas do estado, que estão circulando nas redes sociais. Para minimizar os riscos de possíveis atentados envolvendo alunos e outros membros do corpo estudantil, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSPI) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) adotaram várias estratégias preventivas.

Entre as medidas empregadas, a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) intensificou as rondas no entorno das escolas, e palestras educativas serão realizadas para orientar professores e alunos. A Seduc também orientou que todas as escolas registrem boletins de ocorrência sobre possíveis ameaças e/ou outras situações de violência.

A Seduc comunicou que convocou 54 novos psicólogos e assistentes sociais para compor as equipes multiprofissionais, que estão trabalhando na prevenção da violência e nas questões relacionadas às competências socioemocionais nas escolas. A secretaria também lançou o Projeto Semana Presente, que tem como objetivo conscientizar os estudantes e a comunidade escolar sobre a importância do respeito mútuo, da tolerância e da convivência pacífica.

Desde 2020, a Seduc realiza o Projeto Estudar Pode Ser Leve, que visa à realização de palestras, rodas de conversas e atividades didático-pedagógicas para promover as competências socioemocionais entre estudantes, professores e profissionais de diversas áreas.

Em conjunto, as pastas da educação e segurança criaram um Grupo de Trabalho para articular uma rede protetiva para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e para fomentar a cultura de paz nas escolas.

Canal para denúncias
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, formou um canal exclusivo para receber informações sobre casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. As denúncias são recebidas por meio de um formulário disponível no endereço www.mj.gov.br/escolasegura, e todas as informações são mantidas sob sigilo. A pasta deve investir R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares e ações similares.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES