01/03/2023

TJD-PI instaura inquérito para apurar manipulação de resultados no Campeonato Piauiense 2023

Tribunal acata ofício solicitado pela Federação de Futebol do Piauí (FFP), após uma denúncia feita pela diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e abre investigação.

Comercial-PI x River-PI — Foto: Djalma Lemos/River A.C.

De acordo com Marcelo Pio, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), a decisão da Corte pela abertura do inquérito foi unânime e que dois jogos teriam levantado suspeitas - partidas essas não identificadas.

- A Federação (de Futebol do Piauí) nos enviou um ofício para a gente informando que a diretoria da CBF mandou um relatório com a suspeita da manipulação de dois jogos. Com isso, nós levamos até a corte para deliberação e foi aprovada, com unanimidade, que fosse aberto um inquérito para apuração destes supostos ilícitos, que ainda não sabemos se aconteceu. Mas existem os indícios. E existe um procedimento na Polícia, que foi iniciado - afirmou Marcelo Pio, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI).

Marcelo Pio, presidente do TJD-PI — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

- De tal modo, vamos fazer o trabalho para apurar se realmente houve a manipulação dos jogos. Isto aconteceu em vários estados brasileiros. Essas supostas vendas de jogos. Manipulação de jogos. É uma prática que está sendo realizada no mundo todo e nós vamos tentar coibir. É o que nós vamos fazer. Ver o que realmente aconteceu e punir de maneira exemplar - completou o presidente do Órgão.

O ofício enviado pela CBF à FFP foi emitido no dia 31 de janeiro. No documento publicado pelo TJD-PI, o auditor Antônio Araújo Martins Neto vai comandar as apurações da denúncia feita. O prazo de conclusão do inquérito vai ser de dois meses (60 dias) podendo ser prorrogado apenas uma vez.

Polícia Civil acompanha jogo em Campo Maior — Foto: Ascom / FFP

Polícia Civil acompanha jogos no Piauiense

A Polícia Civil esteve presente no jogo entre Comercial-PI e River-PI, no último dia 1º de fevereiro, pelo Campeonato Piauiense. O placar terminou em 4 a 0 para a equipe visitante. No local, agentes da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (DECCORTEC) estiveram presentes no estádio Deusdeth de Melo.

O motivo da presença da Polícia Civil é evitar e investigar possíveis esquemas de manipulação de resultados no campeonato estadual.

Comercial-PI x River-PI, Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Eleven Sports

Segundo publicação oficial da FFP, a parceria entre federação e a delegacia especializada tem caráter preventivo, uma vez que esquemas visando fraudar resultados das partidas objetivando lucros com apostas esportivas tem sido cada vez mais frequentes.

A presença dos policiais no estádio surgiu logo após a entrega do documento entregue pela CBF à FFP, no dia 31 de janeiro, um dia antes da partida entre Comercial-PI e River-PI. Robert Brown, presidente da FFP, relatou que a CBF contratou uma empresa específica para acompanhar os campeonatos regionais.

A empresa, de acordo com o dirigente, detecta suspeita de irregularidades e comunica as Federações para que uma atenção possa ser dada.

- Recebemos a visita do presidente, que nos trouxe informação que a FFP recebeu da CBF, de uma possibilidade de haver fraudes em alguns jogos do Campeonato Piauiense. Então vamos começar a investigar – afirmou Sebastião Alencar, delegado da DECCORTEC.

Fonte: GE PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES