06/02/2023

Polícia Civil vai investigar fuga e morte de onça do Bioparque Zoobotânico, no Piauí

O secretário Daniel Oliveira afirmou que existe a possibilidade de morte por erro humano ou por causas naturais. Segundo ele, a onça sofria com a cardiopatia desde os seis anos de vida.

Fotos antigas de uma das onças que estão no Parque Zoobotânico de Teresina — Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que a Polícia Civil vai investigar fuga e morte de onça que fugiu do seu recinto no Bioparque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina. O felino morreu na madrugada de domingo (5) após ter sido capturada na noite de sábado (4).

O animal conseguiu fugir por conta de um buraco que se abriu no recinto após a queda de uma árvore durante temporal.

“Tomamos as providências assim que tivemos conhecimento da saída do animal do local adequado em que estava. Nossa atitude foi de comunicar ao batalhão de policiamento ambiental, o responsável nesse tipo de situação, para conduzir a operação de resgate do animal”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

A onça foi capturada em um terminal de ônibus que é vizinho ao bioparque. O local está interditado desde o início da pandemia de Covid-19. Vídeos mostram o momento em que o animal foi dominado. A onça chegou a invadir uma residência próxima. O secretário destacou que os dois pilares da operação foram a segurança da sociedade e do animal.

Onça que fugiu do Zoobotânico de Teresina é capturada em terminal de ônibus

“Buscamos o equilíbrio. Toda a operação foi acompanhada pelos policiais do Batalhão Ambiental, juntamente com a equipe de veterinários e biólogos da equipe do bioparque, da empresa responsável pelo parque e alguns membros da Semar. Dentro dessa linha, foram adotadas medidas para que colocassem todos em segurança”, relatou.

Após o resgate, o felino veio a óbito e a Semar afirma que foi solicitada a abertura de um inquérito pela Polícia Civil para apurar as circunstâncias da fuga e morte da onça. O resultado da necrópsia ainda está em andamento.

“A polícia vai apurar desde a queda da árvore até a morte do animal. Precisamos avaliar com muita cautela e sensatez. Acredito que sem uma perícia conclusiva é apressado qualquer diagnóstico da minha parte”, afirmou.

Semar assumirá responsabilidade, diz secretário
O secretário destacou ainda que, caso a Delegacia do Meio Ambiente apure que houve erros ou falha humana, a Semar deve assumir a responsabilidade.

"Vamos aguardar o resultado do inquérito para nos pronunciar melhor. Existem possibilidades. Mas deixamos claro que pode haver a chance da morte ter sido por causa natural. A onça passou por dois dias de muito estresse atípico”, ressaltou.

A Semar também informou que a onça, hoje adulta, sofria de cardiopatia desde os seis anos de idade. A doença caracteriza-se por afetar o coração e os sistemas vasculares.

“Era um animal adaptado, desde o período que nasceu, a viver e conviver em zoológico. Ele tinha cardiopatia e era acompanhado pelos veterinários. Dentro dessa lógica, vamos analisar todo o contexto e todas as responsabilidades”, finalizou.

Foto do momento em que onça foi capturada em Teresina — Foto: Divulgação

No parque, há pelo menos outros seis indivíduos da mesma espécie do felino. A Semar afirmou, em nota, que lamenta o ocorrido. Leia o comunicado ao fim da reportagem.

Visitação suspensa e Centro da UFPI fechado
Por motivos de segurança, as visitações foram suspensas ainda na sexta-feira (3). Neste domingo (5), a direção do bioparque informou que a visitação foi reaberta.

Na sexta, a Universidade Federal do Piauí havia suspendido as atividades administrativas e acadêmicas do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que fica nas proximidades do parque, até que a onça fosse capturada.

Portão de entrada do Parque Zoobotânico de Teresina — Foto: Gil Oliveira/ G1

Nota Bioparque Zoobotânico:

Nota de esclarecimento
Vimos a público prestar informações essenciais para uma mulher compreensão dos fatos relativos a fuga da onça suçuaran, que tinha o nome de "Menino".

Importante todos saberem que a situação sempre esteve sob controle do Batalhão da Polícia Ambiental e da equipe do Bioparque, composta por veterinários, biólogos e tratadores, que em nenhum momento perderam de vista o animal e o monitoraram sem que houvesse qualquer risco para a sociedade, desde o momento da sua fuga até o seu resgate.

O objetivo principal sempre foi o de garantir a segurança da população e ao mesmo tempo resgatá-lo com vida, o que foi plenamente alcançado, uma vez que "Menino" foi resgatado da forma mais adequada para a sua sobrevivência.

Após o seu resgate com vida, foi levado para um recinto, continuando o seu monitoramento pela equipe de veterinários e biólogos, que constataram algum tempo depois que o mesmo não estava bem, iniciando os procedimentos médicos-veterinários, que infelizmente não impediram o seu óbito, por motivos que ainda estão sendo analisados através da necropsia.

Após o óbito, "Menino" foi levado imediatamente para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí, sendo iniciados no mesmo momento os trabalhos de necrópsia. Qualquer informação sobre as causas do seu óbito, antes da conclusão da perícia, seriam mera especulação, uma vez que os trabalhos de necrópsia ainda não foram concluídos.

Teresina-PI, 05 de fevereiro de 2023.
Administração do Bioparque Zoobotânico

Nota Semar
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que solicitou abertura de inquérito policial junto à Polícia Civil para apurar as causas da morte da onça suçuarana, que veio a óbito na madrugada deste domingo após operação de captura.

Lamentamos o ocorrido e reafirmamos o compromisso na apuração dos fatos e na defesa e proteção dos animais.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES