10/02/2023

PI: Ibama apreende 13 mil metros de redes de pesca na bacia do rio Parnaíba

As apreensões foram feitas em dezembro de 2022 e no início deste mês.

13 mil metros de redes de pesca são apreendidos pelo Ibama Piauí no período da piracema (Foto: Ibama Piauí)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Piauí apreendeu 13 mil metros de redes de pesca durante fiscalização contra crimes ambientais na bacia do rio Parnaíba. As apreensões foram feitas em dezembro de 2022 e no início deste mês.

A ação, coordenada pela Superintendência do Ibama no Estado, realizou o monitoramento das águas do rio Parnaíba e suas lagoas para coibir a pesca ilegal no período de reprodução da piracema, que se estende entre os meses de novembro a março na região.

Com a participação de 16 agentes, dentre os quais, Fiscais Ambientais Federais do Ibama-PI, Auditores Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí - SEMAR, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental-BPA e Corpo de Bombeiros, que percorreram o rio Parnaíba entre as cidades de Santa Filomena, na região sul do estado, até Joaquim Pires, localizada ao norte.

O Superintendente Substituto do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa, destaca a importância da ação de controle realizada.

13 mil metros de redes de pesca são apreendidos pelo Ibama Piauí no período da piracema (Foto: Ibama Piauí)

“Mesmo com todo o trabalho da Educação Ambiental realizado de forma preventiva, pessoas insistem na pesca irregular no período da piracema. 13 mil metros de rede ilegal é um número significativo, mas a ação de recolher esse material possibilita a continuada do ciclo dos peixes. O Ibama e órgãos parceiros continuarão fiscalizando e punindo os infratores deste grave crime ambiental”, explicou.

As redes são lançadas de forma clandestina nas águas do rio prejudicando a movimentação dos peixes, porque precisam subir o leito do rio para o completar o ciclo da reprodução. O Superintendente reforça o papel da sociedade para ajudar na denúncia e identificação das pessoas envolvidas.

13 mil metros de redes de pesca são apreendidos pelo Ibama Piauí no período da piracema (Foto: Ibama Piauí)

No ato da fiscalização, uma pessoa foi autuada e a multa ambiental no valor de 1.080 reais. Os crimes contra a natureza têm suas penalidades e multas descritas na Lei 9605/98, a Lei de Crimes Ambientais.

O Ibama possui a Linha Verde para a denúncia de crimes ambientais: 0800 061 8080. A ligação é gratuita, anônima e o crime relatado segue para análise da Fiscalização.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES