08/01/2023

Manifestantes furam bloqueio e invadem Esplanada

Agentes de segurança usavam spray de pimenta e gás de efeito moral para conter militantes; participantes pedem intervenção militar.


Manifestantes que estavam acampados no QG do exército e protestavam contra os resultados das eleições de 2022, furaram bloqueio de segurança e invadiram a Esplanada dos Ministérios neste domingo, 8. Cerca de cem ônibus com protestantes usando bandeiras do Brasil e roupas nas cores verde e amarelo, chegaram a capital federal no início deste domingo. Os participantes pedem a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até mesmo uma intervenção militar. Imagens e vídeos divulgados nas redes sociais mostram os manifestantes escalando o prédio do Congresso Nacional. Um dos vídeos mostra guardas usando gás de efeito moral para evitar que os manifestantes furassem o bloqueio. Inicialmente, a manifestação acontecia de forma pacífica desde as primeiras horas deste domingo, mas perdeu o controle quando todos desceram para a Esplanada.

No sábado, 7, o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No documento assinado pelo ministro, ele informa que o uso da Força nacional será feito para “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situadas em Brasília, em caráter episódico e planejado”. Cerca de 400 homens estão disponíveis neste fim de semana em Brasília.

Acompanhe ao vivo na Jovem Pan AQUI

Fonte: Jovem Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES