16/12/2022

V Mostra Sesc de Cinema promove uma imersão na cultura piauiense através de filmes e música

Os filmes são exibidos gratuitamente no Sesc Cajuína. A mostra segue até hoje, 16 de dezembro.


Na noite desta quinta-feira (15) o Sesc Cajuína foi sede da V Mostra Sesc de Cinema. Na ocasião, aconteceu show de abertura com o cantor Braulio Miranda e exibições dos filmes de artistas locais, como Álbum de Família, Encarnado, Povos das Águas e Hortelã. Hoje (16) serão exibidos os filmes a partir das 16h. As mostras serão: Uma mulher chamada Esperança, Articular, Lola, Apenas Kafta, Memórias de areia, Nunca perca o ônibus e Poucos que sobrevivem. O evento é gratuito e segue até hoje (16), no Cineteatro Celso Barros Coelho, no Sesc Cajuína, localizado na Avenida Cajuína, 725 – Noivos.

A primeira atração contou com o show do cantor e diretor musical Bráulio Miranda que tocou canções autorais como “Sinais de Você”, “Eu me lembro”, “Elegante Descompasso”, “Tempo Novo” e “Variou”. Bráulio também abriu espaço para o diálogo com o público sobre o mercado de trabalho musical piauiense e seus desafios, além de comentar sobre o processo de criação das músicas autorais.

O primeiro filme exibido da mostra foi "Álbum de Família" do diretor Daniel Belmonte, seguido do filme "Encarnado" de direção de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro e o filme "Povos das Águas". A mostra finalizou o primeiro dia de exibição de cinema com o filme "Hortelã" de direção de Ítalo Damasceno e Thiago Furtado.


José Nascimento esteve na plateia apreciando a Mostra de filmes piauienses. "Eu fiquei sabendo do evento ontem pelo Instagram do SESC e eu já estava me sentindo assim meio que em dívida por estar longe do cinema. E eu vi que o filme Hortelã ia ser exibido, fiquei empolgado para ver, pois eu já tinha ouvido comentários positivos na internet sobre ele e eu fiquei curioso para vir aqui prestigiar a mostra", comenta o fotógrafo José Nascimento.

Maurílio Cardoso é produtor cultural do Sesc Piauí e um dos organizadores da V Mostra de Cinema, que tem como objetivo principal exibir e divulgar esses filmes locais, independentes que estão fora do circuito comercial de exibição. “Esses festivais e mostras contribuem bastante para esses produtores e diretores conseguirem um espaço para mostrarem os seus trabalhos. Vários filmes piauienses estão sendo exibidos nesses dois dias, 15 e 16 de dezembro”, explica Maurílio.


“A mostra tem o intuito de selecionar um, queríamos selecionar todos, pois tem muitos filmes bons, mas um foi selecionado para ser licenciado para exibir na mostra panorama Brasil. São vários Estados que participam desse projeto e cada um escolhe um filme para representar o seu Estado, nós escolhemos o Encarnado, dos piauienses Ana Clara e Otávio Almeida e uma premiação destaque para o Filme Álbum em Família, que ganhou o licenciamento, mas não será exibido na mostra nacional”, finaliza o produtor cultural do Sesc.

AsCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing