18/10/2022

Vítima de acidente de trânsito espera mais de 2 horas por ambulância no Piauí

Segundo denúncia, apenas três ambulâncias estão circulando na capital nesta segunda. Procurada, a FMS informou apenas que o usuário foi atendido e que os atendimentos seguem protocolo de classificação de risco.

Vítima de acidente de trânsito espera por mais de 2h chegada de ambulância em Teresina — Foto: Ravi Marques/TV Clube

O pedreiro Genivaldo da Silva sofreu um acidente de trânsito na Avenida Dr. Josué de Moura Santos, no bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina, quando estava indo trabalhar, no início da manhã desta segunda-feira (17). Até pelo menos 9h, ele ainda esperava, por mais de 2 horas, uma ambulância para ser levado ao hospital.

O homem perdeu o controle da moto que pilotava e caiu, por volta das 6h30, quando passou em um buraco sem sinalização na pista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou dois socorristas em motolâncias para prestar os primeiros socorros.

Até pelo menos as 9h o homem ainda aguardava a chegada de uma ambulância para ser levado para o hospital. Ou seja, mais de 2h deitado na avenida, com um guarda-sol e papelões protegendo-o do sol, em temperatura superior a 30 °C.

"É revoltante isso. Eu, como cidadã, que pago meus impostos, fico aguardando assim, meu esposo aqui nessa situação. Sinceramente, eu fico revoltada. É um descaso", relatou Marilene Nascimento, esposa da vítima.

Homem perdeu controle da moto que pilotava após passar por buraco em avenida na Zona Leste de Teresina — Foto: Ravi Marques/TV Clube

Há a denúncia de que somente três ambulâncias estão circulando na capital nesta segunda. Procurada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou apenas que o usuário foi atendido e que "os atendimentos realizados pelo Samu seguem protocolo de classificação de risco".

O órgão não deu nenhuma explicação sobre o tempo de espera do paciente ou sobre a quantidade de ambulâncias circulando na cidade.

Sobre o buraco sem sinalização na pista, o g1 procurou a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), responsável por obras de pavimentação asfáltica na capital, mas ainda não obteve retorno.

CRM-PI denuncia falta de ambulâncias
Na quinta-feira (13), o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) constatou, após fiscalização, que metade da frota de ambulâncias do Samu Teresina está funcionando atualmente. Depois da denúncia do conselho, a direção do Samu se manifestou apenas afirmando não ter sido notificada sobre a fiscalização.

O médico Juarez Holanda, fiscal do CRM, informou que a fiscalização foi fruto de denúncias que o órgão estava recebendo a respeito da falta de transporte de pacientes na capital.

Segundo Juarez, a situação se tornou mais grave ultimamente, havendo denúncia de que de oito unidades básicas apenas duas estão funcionando e de três avançadas apenas uma está funcionando.

O médico disse ainda que das 4 motos usadas para o serviço de motolância, apenas duas estão funcionando, e que duas ambulâncias foram encontradas paradas no pátio do Samu desmontadas.

Devido à falta de veículos, houve aumento no tempo de espera e existe ainda a denúncia de que há ambulâncias sem ar condicionado usadas para remoção de pacientes.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES