20/10/2022

Simplício Dias ganha estátua pelo bicentenário da independência

Foto: JLC

Por iniciativa do presidente da Academia Parnaibana de Letras, escritor e jornalista José Luiz de Carvalho e o apoio financeiro do empresário e acadêmico Valdeci Cavalcante, será erguida na praça da Graça, centro de Parnaíba, uma estátua do coronel Simplício Dias da Silva.

A ideia de homenagear o maior herói das lutas pela independência do Brasil no Piauí foi de um grupo de historiadores, membros do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico e da Academia Parnaibana de Letras, Reginaldo Júnior, Elmar Carvalho, Vicente Araújo da Silva, Diego Mendes, Pádua Marques, Arlindo Leão, Claucio Ciarlini, Diderot Mavignier e Antonio Gallas Pimentel.

O projeto de instalação da estátua no centro da praça conta com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Parnaíba. A obra está em fase final de execução pelo artista plástico Sérgio do Porto das Barcas.

A ideia do grupo é deixar nesse bicentenário da Independência do Brasil no Piauí, a importância do nome de Simplício Dias pelo esforço pessoal e financeiro nas batalhas que garantiram a vitória do movimento separatista tendo a participação de Leonardo Castelo Branco, João Cândido de Deus e Silva, Coronel Miranda Osório e outros.

Com informações APAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES