06/09/2022

Força-Tarefa participa de operação que envolve vários estado, no Piauí, a FTSP cumpre ordem judicial em Parnaíba


Sede da Força-Tarefa em Parnaíba. Foto: Arquivo/infocopiaui.com.

A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP PHB PI), participa, nesta terça-feira (06/09), da Operação Arlequim, com o objetivo de reprimir crimes de estelionato na modalidade fraude eletrônica.

A investigação está sendo realizada pela Polícia Civil do Estado do Pará, com apoio técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública por intermédio do CIBERLAB (Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas).

Nesta etapa da operação, estão sendo cumpridos, por determinação judicial, 12 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Piauí e Pará. No estado do Piauí, a FTSP cumpre ordem judicial no município de Parnaíba/PI.

As investigações iniciaram a partir de denúncias da habilitação indevida de números telefônicos e aplicativos de mensagens, sem conhecimento ou autorização dos titulares. Posteriormente, os criminosos começaram a enviar mensagens solicitando dinheiro a pessoas próximas, totalizando um prejuízo aproximado de 300 mil reais.

São alvos da operação, além dos fraudadores, indivíduos que de alguma forma alugaram ou emprestaram suas contas bancárias para recebimentos indevidos de valores subtraídos das vítimas.

Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de estelionato (art. 171, §2º-A do Código Penal Brasileiro), associação criminosa (art. 288 – CP) e lavagem de capitais (art. 1º - Lei 9.613/1998).

O nome da Operação, Arlequim, faz alusão à figura do farsante, impostor que fingindo ser a vítima, solicita valores a pessoas próximas, causando diversos prejuízos.

A FTSP-PHB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES