26/09/2022

Chuva de granizo e forte ventania destroem casa e deixam feridos, no Piauí

Temporal com ventos de até 60 km/h causou destruição na cidade.


Uma chuva de granizo com forte ventania derrubou uma casa, arrancou árvores e causou destruição assustando moradores, deixando alguns feridos leves em uma festa em Marcos Parente, 359 km ao sul de Teresina. O fato aconteceu no início da madrugada de sábado (23) e o estrago foi registrado em um vídeo por um morador.

Nas imagens, ele narra a situação após a forte ventania. É possível ver cadeiras, mesas e caixas de cerveja espalhadas pelo terreno. Segundo a pessoa que está gravando, os objetos foram arrastados pela força do vento. (Veja o vídeo acima)

"Olha a situação dessas árvores, não dá nem para imaginar. Olha a situação que ficou essas árvores aqui, só o bagaço. Cadeira esbagaçada em todo canto. Essas cadeiras aqui não foram colocadas não, vieram 'voadas'. Bagaceira. Na hora da agonia, todo mundo correu aqui para dentro. Eu tô sem palavras", lamentou o morador.

Mais quente que o normal
Ventania arrasta cadeiras, mesas e arranca árvores em Marcos Parentes, sudeste do Piauí — Foto: Divulgação

A secretária municipal Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação da cidade de Marcos Parente, Ana Paula Brito, contou ao g1 que a sexta-feira (22) na cidade estava mais quente que o normal, e que a chuva de granizo foi rápida, mas assustou os moradores do município.

“Começou com uma ventania muito forte e depois veio as pedrinhas de gelo, o vento foi forte demais, que onde tava tendo a festa e o pessoal tava correndo para parte coberta. Caiu uma casa, tinha muito sangue lá, mas as pessoas estavam com machucados leves”, comentou ela.


Ainda segundo Ana Paula, na manhã desta segunda (26), uma equipe da prefeitura do município vai até o local onde a residência caiu para avaliar os estragos causados pela ventania.

Apesar da força do vento, não foi registrado nenhum incidente mais grave na cidade, segundo a secretária.

Fenômeno comum em altas temperaturas
Na sexta (22), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de queda de granizo para algumas cidades do Piauí. Segundo a meteorologista Sonia Feitosa, o fenômeno da chuva de granizo é mais comum de acontecer em lugares com altas temperaturas.

Ela explicou que o vento quente, menos denso, sobe encontrando temperaturas bastante baixas. Segundo ela, para haver chuva de granizo, as nuvens estão com temperaturas de cerca de - 70 ºC. Esse choque de temperaturas altera o padrão de pressão atmosférica e, consequentemente, dos ventos e das precipitações.

“Os ventos ficam se movimentando em várias direções e aumentando a velocidade. À medida em que as partículas ficam se movimentando no sobe e desce, elas ficam aumentando de tamanho até se precipitar, por isso que caem as pedrinhas de gelo. Às vezes não dá tempo elas derreterem e elas ficam muito pesadas aí se precipitam. Não dá tempo chegar em forma líquida e algumas chegam em forma sólida" , explicou a meteorologista.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES