Enfermeiro contou que porteiro o chamou para o local e que, quando ele chegou, viu que a cabeça da criança já estava saindo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/M/DOOHB8St2mZpdAyZJZUQ/whatsapp-image-2022-09-15-at-11.21.26.jpeg)
Adolescente dá à luz dentro de fusca em estacionamento de maternidade em Teresina — Foto: Reprodução
Uma adolescente de 16 anos deu à luz dentro de um fusca no estacionamento da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, na quarta-feira (14). Um dos profissionais que atendeu a paciente, o enfermeiro Antônio Martins, afirmou que ela chegou à unidade em estado avançado de trabalho de parto.
"Eu tinha acabado de assumir o plantão. Estava fazendo um relatório de entrada, por volta das sete horas da manhã, quando o pai dela parou o carro na porta da urgência", contou Antônio Martins.
Normalmente, a paciente não seria atendida desta forma na MDER, a maior maternidade pública do estado, pertencente à rede estadual de saúde. Isso porque a maternidade funciona "a portas fechadas", modalidade em que os pacientes só são atendidos quando encaminhados por outras unidades de saúde.
Contudo, Antônio disse que foi chamado pelo porteiro para verificar a situação e viu que a adolescente já estavam praticamente parindo o bebê.
"Ela estava deitada no banco da frente do carro e quando fui conversar com ela, que levantei o lençol que estava cobrindo ela, vi que a cabecinha do bebê já estava saindo, não deu tempo de transferir ela para a maca", relatou o enfermeiro.
Em seguida, uma equipe da MDER se mobilizou para fazer o parto, foi feita uma barreira humana e o procedimento foi realizado ali mesmo, no estacionamento da maternidade.
"A criança é do sexo feminino. Nasceu bem, chorosa, corada e ativa. Fizemos todos os protocolos que devem ser feitos em qualquer situação de parto normal, mas dentro do carro", informou Antônio.
Fonte: Portal G1 PI