19/08/2022

TRE-PI define em audiência ordem e tempo de propaganda eleitoral para candidatos do Piauí nas eleições 2022

O horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro no primeiro turno. Em caso de segundo turno, a propaganda acontecerá do dia 7 a 28 de outubro.

TRE-PI divulga ordem e tempo de propaganda eleitoral para candidatos do Piauí nas eleições 2022 — Foto: Jonas Carvalho/TV Clube

Durante Audiência de Elaboração do Plano de Mídia nesta sexta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) definiu a ordem de apresentação e o tempo previsto para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos do Piauí no primeiro turno das eleições 2022.

A audiência teve início às 9h, com definição, primeiramente, das emissoras geradoras do sinal da propaganda eleitoral na TV e no rádio. A emissora definida foi a Assembleia, definida após sorteio. Para a propaganda no rádio, a emissora definida também foi a rádio Assembleia, após um segundo sorteio.

A ordem da apresentação dos partidos e federações para governador ficou assim definida, assim como o tempo por bloco:

Gessy Lima - O Piauí tem esperança – 37 segundos
Coronel Diego Melo - PL – 47 segundos
Silvio Mendes - Vamos mudar o Piauí – 4 minutos
Gustavo Henrique - Patriota - 20 segundos
Rafael Fonteles - A força do povo - 3 minutos e 50 segundos
Madalena Nunes - Psol/Rede - 22 segundos

Candidatos de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possa acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita — não terão acesso ao tempo em rádio e TV.

Os partidos são Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP. Entre eles há partidos que lançaram candidatos ao governo: Lourdes Melo (PCO), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN).

Conforme a legislação eleitoral, a entrega das mídias pelos candidatos deve acontecer até 14h da véspera da veiculação. Aos sábados, domingos e segundas, os mapas da propaganda devem ser apresentados até 14h da sexta-feira anterior. Em caso de feriados, até as 14h do dia útil anterior.

Marcelo Leonardo Barros Pio, juiz da propaganda eleitoral do TRE, destacou que a propaganda eleitoral é fundamental para que o eleitor conheça os candidatos e que se estabeleça um diálogo entre os partidos e a população. Ele destacou ainda a importância da Justiça eleitoral nesse momento.

“A atuação da Justiça Eleitoral deve ser mínima, em preponderância à liberdade de expressão dos candidatos, mas também será firme e célere no combate a práticas abusivas. A democracia é uma construção coletiva”, disse.

Como vai funcionar?

O horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro no primeiro turno. Os eleitores irão às urnas em 2 de outubro. Para o segundo turno, será de 7 a 28 de outubro.

Na televisão, o primeiro bloco será veiculado às 13h e o segundo, às 20h30. No rádio, haverá um bloco às 7h da manhã e outro às 12h.

A divisão do tempo leva em consideração o tamanho das bancadas eleitas pelas siglas na Câmara dos Deputados em 2018.

Nos casos em que há coligação — união de dois ou mais partidos que pode ser desfeita ao final das eleições — são somados os tamanhos dos seis maiores partidos ou federações que integram a aliança.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES