31/08/2022

Moradores flagram felino selvagem em cima de árvore de parque no Piauí

Segundo a polícia ambiental, trata-se de um gato-mourisco, um mamífero carnívoro, de porte médio, presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Gato-mourisco foi flagrado em cima de árvore em avenida de Teresina — Foto: Reprodução

Moradores do Bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina, que faziam caminhada nada Avenida Freitas Neto, flagraram, na tarde de terça-feira (30), um gato-mourisco, ou gato-do-mato, um tipo felino selvagem em cima de uma árvore do Parque Ambiental Jardim Botânico.

O Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) foi acionado e informou ao g1 que está trabalhando para resgatá-lo. "Não sabemos como ele foi parar lá dentro. Imaginamos que ele estava sendo criado por alguém e fugiu", informou o sargento Francinaldo Sousa.

O gato-mourisco é um mamífero carnívoro, de porte médio, menor do que as onças, que quando adulto pode pesar até 40 quilos. Esse felino está presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Especialistas apontam que a presença de animais silvestres como o gato-mourisco se deve à expansão das áreas urbanas, que destrói o habitat deles e às queimadas, que também provocam escassez de alimentos.

De acordo com o sargento, o felino tem se alimentado de outros animais que vivem no parque ambiental. "Ele já praticamente devastou a população de saguis e também se alimenta de outros bichos, como cobras e aves", afirmou.

Segundo o batalhão, essa espécie de felino é um animal arisco e não tem costume de atacar se não for provocado. Contudo, a recomendação é que não se chegue perto dele.

Após o resgate, o sargento Francinaldo Sousa informou que o animal será levado para a triagem do Parque Zoobotânico de Teresina, onde será determinado se ele poderá retornar à natureza ou se deverá ficar aos cuidados do parque.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES