16/08/2022

Disputa pelo tráfico e consumo de drogas motivam assassinatos, diz Secretário de Segurança após cinco homicídios em 12 horas em Teresina

Crimes aconteceram nas Zonas Norte e Leste da capital.

Secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira — Foto: Reprodução/TV Clube

O secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, afirmou, nesta segunda-feira (15), que grande parte das execuções por arma de fogo em Teresina estão relacionadas ao consumo e tráfico de drogas. Segundo ele, a disputa pelo mercado entre duas facções criminosas motivou os cinco assassinatos registrados somente nesse domingo (14), na capital.

“Nós temos francamente essa disputa entre duas organizações criminosas que atuam aqui e disputam esse mercado ilegal [de tráfico de entorpecentes]. Claro que, como pano de fundo, [está] o consumo de drogas, que ainda é muito grande. A redução do consumo é uma política que independe do sistema de justiça criminal, tem que ter uma conscientização da sociedade”, destacou.

Em entrevista à TV Clube, o secretário de Segurança Pública contou que organiza, com o Ministério da Justiça, operações de combate aos grupos criminosos. O estado registrou aumento de 11% no número de crimes violentos em 2021, em comparação com o ano de 2020, o 3º maior crescimento no país, segundo o Monitor da Violência, divulgado este ano pelo g1.

“Nós temos, inclusive, operações já em andamento, de investigações de modo reservado. Mas também operações que serão desencadeadas com o Ministério da Justiça. Nós queremos atingir exatamente as lideranças, pessoas questão liderando a criminalidade e que precisam ser contidas. Essa contenção é feita com investigação e a prisão dessas pessoas”, completou o coronel Rubens Pereira.

5 homicídios em um dia
O primeiro caso foi registrado durante a madrugada. Por volta das 3h, dois homens foram assassinados na Vila São Francisco, Zona Norte de Teresina. Somente uma das vítimas foi identificada, Tiago Talisson Sousa Silva, de 36 anos, morador da Vila Mocambinho III.

Minutos depois, um homem identificado como Francisco Junior foi morto com dois disparos de arma de fogo nas costas. O crime aconteceu no bairro Santa Lia, na Zona Leste de Teresina.

Por volta de 9h, um rapaz chamado Marcelo Rodrigo dos Santos foi assassinado a tiro dentro da casa da mãe, na Vila Meio Norte, Zona Leste da capital.

Ainda na Zona Leste da cidade, um rapaz ainda não identificado foi encontrado morto a tiros, por volta das 12h30, em um terreno ocupado por casas de taipa localizado no Parque Universitário.

Os casos são investigados pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil. Nenhum criminoso foi identificado ainda.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES